Novos equipamentos melhoram assistência a recém-nascidos
Os recém-nascidos assistidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes estão sendo melhor acompanhados com a chegada de 20 oxímetros de pulso e 12 monitores multiparamétricos novos adquiridos pelo Governo do Estado. Com os aparelhos, todos os bebês internados na unidade passam a ter sua pressão arterial, frequência cardíaca e saturação (quantidade de oxigênio no sangue) monitorados de forma mais segura.
Para a gerente de Enfermagem Elizabete Farias, os novos equipamentos que começaram a ser instalados esta semana são peças fundamentais para melhorar a eficácia do atendimento aos bebês. "Os equipamentos modernos garantem uma monitorização mais precisa e segura, viabilizando uma avaliação mais intensiva, com uma visão geral mais abrangente de cada bebê", explica.
Segundo a enfermeira, o monitoramento constante é fundamental em uma Unidade de Terapia Intensiva para que as equipe de saúde possam adotar medidas terapêuticas em tempo hábil e de forma precisa. Isso é possível com uma avaliação dos sinais vitais, como a pressão arterial (fluxo sanguíneo) e o nível de oxigênio no sangue, que afeta diretamente na qualidade da respiração do recém-nascido.
Treinamento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) investiu aproximadamente R$ 240 mil na compra dos oxímetros e monitores. Para aperfeiçoar a utilização do maquinário, estão sendo planejados para o mês de junho treinamentos para a equipe de enfermagem que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da maternidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Novos equipamentos melhoram assistência a recémnascidos – Foto: Lúcio Telles