[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Amanhã, dia 12, a Prefeitura de Aracaju dará um importantíssimo passo para a formação da cidadania de crianças e adolescentes. É que a partir das 9 horas serão empossados os membros dos dois novos Conselhos Tutelares, criados no Segundo e Quinto Distritos de Aracaju, cujos conselheiros foram eleitos diretamente pelo voto popular em processo eleitoral realizado no dia 27 de novembro. Na mesma solenidade, que acontecerá no auditório da Sociedade Semear (rua Vila Cristina, 148) também serão empossados os novos membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Assistência Social. Estes últimos conselheiros foram escolhidos paritariamente por Organizações Não Governamentais e por indicação da administração pública municipal, durante fóruns específicos realizados no mês de novembro.

Para a vereadora Conceição Vieira, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, a posse destes conselheiros caracteriza o compromisso da administração municipal com a cidadania da população de Aracaju. “A criação dos Conselhos do Segundo e Quinto Distritos com a realização de uma eleição direta para escolha destes conselheiros representa o espírito democrático desta administração”, considera Conceição Vieira. “As questões que envolvem os direitos da criança e do adolescente são também de responsabilidade da sociedade e os conselheiros têm papel fundamental neste processo, tendo o dever de cobrar e contribuir com o poder público de forma ativa e, acima de tudo com amor, responsabilidade e determinação”.

Cada Conselho Tutelar é composto por 10 conselheiros, entre titulares e suplentes, que foram escolhidos em eleições diretas realizadas no dia 27 de novembro com sucesso e de forma democrática no Centro de Referência da Criança, do Adolescente e da Assistência Social – antigo CSU da rua Alagoas.

Para o processo eleitoral, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que coordenaram as eleições, firmaram uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral – TRE – adotando os mesmos critérios usados pelo TRE em eleições comuns quando são escolhidos presidente da república, governadores, prefeitos e representantes do Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal.

Apenas teve direito ao voto, quem possui título de eleitor devidamente registrado no TRE, morador dos bairros Ponto Novo, América, Novo Paraíso, Capucho, Jabotiana, Siqueira Campos, Lamarão, José Conrado de Araújo, Jardim Centenário, Soledade, Santos Dumont, Olaria e Bugio.

Já o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é formado por 28 membros entre suplentes e titulares, escolhidos paritariamente entre Organizações Não Governamentais, Conselho Regional de Serviço Social, Ordem dos Advogados do Brasil e a administração pública.

O Conselho Municipal da Assistência Social possui 44 membros, entre titulares e suplentes, e também foram escolhidos paritariamente entre ONGs e o poder público durante fórum específico também realizado em novembro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.