[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No fim do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovou a resolução número 203, que disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizado.

A resolução, que entra em vigor a partir de primeiro de janeiro do próximo ano, prevê a necessidade também de que o capacete possua nas partes traseiras e laterais elementos refletivos de segurança, que deverão ter uma superfície de pelo menos 18 cm² (dezoito centímetros quadrados), garantindo a sinalização do capacete.

De acordo com o diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Major Paiva, essas medidas são mais criteriosas justamente para preservar a vida dos motoristas. “O capacete vai precisar ter cinta jugular e abotoadura. Para o motorista ser considerado usando o capacete, ele vai precisar estar com a cinta abotoada; caso a cinta esteja desabotoada, terá o mesmo tratamento do motorista sem capacete”, comentou Paiva.

O diretor de trânsito da SMTT disse ainda que o capacete deve ter o selo do INMETRO. “Este selo já era obrigatório, mas não era passível de multa. Agora, caso encontremos o motorista com o capacete sem o selo ou a etiqueta do INMETRO, ele irá ser multado”, informou.

Outra infração gravíssima é andar de moto com o farol apagado, que inclusive torna o condutor passível de multa e suspensão do direito de dirigir, além de medida administrativa de recolhimento da carteira. Também é obrigatório o uso de óculos de proteção. É proibido também capacetes abertos que não cobrem toda a cabeça.

“Essas medidas mais rigorosas são tomadas por uma razão óbvia: as motocicletas não têm uma estrutura metálica para proteger o condutor como os automóveis. A estabilidade da motocicleta é dinâmica e sem o equilíbrio do motorista a tendência dela é cair”, explicou o Major Paiva.

A multa para infrações referentes ao uso do capacete e o farol apagado é de R$ 191,57, com suspensão do direito de dirigir, recolhimento da carteira e ainda são aplicados sete pontos no documento de habilitação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.