[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o intuito de otimizar cada vez mais o serviço e o atendimento à população, a partir da próxima terça-feira, 23, o serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) estará funcionando em novo endereço: avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Capucho, no mesmo local onde está instalado o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (CADI), próximo ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), à Central Estadual de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) e ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

“Nesse novo local, próximo à entrada de Aracaju, o usuário encontrará um espaço mais adequado, confortável e que permite o desenvolvimento do trabalho dos profissionais e o atendimento com mais qualidade. O novo prédio tem acesso e sanitários adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de amplo estacionamento”, esclarece Hélio Farias, diretor de Gestão de Sistemas da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

TFD

Somente em março de 2013, o serviço de Tratamento Fora de Domicílio atendeu 396 usuários provenientes de 41 municípios sergipanos. Esses pacientes são encaminhados para realizar seus tratamentos em estados como São Paulo, para onde foram 88 pacientes. Já para a Bahia, foram encaminhados 41 usuários e, Pernambuco, foi o destino de nove sergipanos.

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com sua necessidade, é atendido no seu município, na cidade sede da região onde reside, e em nível Estadual. Caso não possa ter seu problema de saúde solucionado, o paciente tem que ser encaminhado para fazer seu tratamento em outro estado que possua os recursos necessários.

Ainda de acordo com Hélio Farias, em março, foram realizadas mais de 4 mil ajudas de custo para pacientes, acompanhantes e doadores de órgãos. “No mês anterior, a SES realizou 2.104 ajudas de custo para os pacientes e 2.015 para acompanhantes, 122 para o segundo acompanhante e 28 para os doadores de órgãos. O total de despesas realizadas somente com o TFD foi de R$ 701.386,09. As principais patologias que fizeram com que os pacientes fossem encaminhados para outros estados são as diversas fases dos transplantes, neurologia, oncologia, reabilitação motora, nefrologia e urologia”, finalizou o diretor de Gestão Sistemas da SES.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.