Nova instalação da Unidade de Saúde Dona Jovem agrada população do bairro Industrial
Com a reforma, o prédio foi ampliado em 130 metros quadrados, o que implica em uma área que abriga nove consultórios médicos e um odontológico com dois gabinetes, onde quatro Equipes de Saúde da Família (ESF) fazem a cobertura da região. Cada ESF é composta por um médico, um enfermeiro e auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde, além de um odontólogo para cada duas equipes. Para atender melhor o fluxo de atendimento da unidade, um dentista de apoio cumpre a carga horária de 04 horas diárias responsável em atender a demanda espontânea, ou seja, os atendimentos não programados, emergenciais.
Diariamente o acolhimento realiza cerca de 180 atendimentos e o serviço médico 60. Segundo a gerente da unidade, Ana Cristina Lima, esses números representam mais de 80% de resolutividade. “Mesmo estando em fase de adaptação, os usuários têm manifestado bastante satisfação”, garante ela.
O usuário Henrique Bitencourt, que estava indo pela primeira vez na unidade, se mostrou surpreso com a qualidade oferecida à população. “Nem parece que estamos usando o serviço público, até medicamento eu já peguei”, disse.
Além dos atendimentos de rotina, são oferecidos acompanhamentos especiais para diabéticos, hipertensos, puérperas, gestantes e crianças que são organizados de acordo com o cronograma da agenda mensal alternando entre médico e enfermeiro. A inauguração oficial da nova unidade ainda não foi realizada, mas a transformação nos serviços de saúde oferecidos na região já é uma realidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Nova instalação da Unidade de Saúde Dona Jovem agrada população do bairro Industrial – Fotos:Ascom/Sms