[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante café da manhã com a imprensa realizado nesta quarta-feira, 5, no Hotel Mercure, em Aracaju, o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, promoveu o lançamento da nova configuração da Agência Sergipe de Notícias (ASN) (www.agencia.se.gov.br). Reformulada e com mais recursos de navegação, a ASN pretende aprimorar o seu papel de principal interlocutor entre a administração estadual e os cidadãos sergipanos. Com um layout inovador, a Agência amplia a visibilidade dos seus produtos informativos e permite a inclusão de novos conteúdos. 

Desenvolvido pelo Núcleo de Jornalismo da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) em parceria com a Swapi Agência Digital, o novo portal vai facilitar o acesso da imprensa e dos milhares de internautas que diariamente visitam a página na internet. Através da ASN, os cidadãos poderão continuar acompanhando o dia a dia do Governo, além de obter informações sobre os serviços oferecidos à população.

Segundo o secretário Carlos Cauê, a nova configuração melhora os espaços de notícias e das mídias de vídeo e de áudio. “A Agência está se adequando cada vez mais à modernidade e à velocidade com que a internet e o meio digital atualiza os seus formatos. O novo portal vai permitir mais comodidade, conforto e mais facilidade de uso da nossa página para que toda a imprensa e a sociedade acessem da melhor maneira possível. Os sites vão se reformulando, evoluindo, e a nossa página não poderia ficar arcaica. Facilita, inclusive, o acesso do internauta às nossas mídias sociais como twitter, blogs e facebook. É uma ferramenta para a imprensa e para a sociedade em geral”, destacou.

Para o diretor de Jornalismo da Secom, José Sales Neto, a nova atualização mostra que o Governo está atento às mudanças tecnológicas. “A nossa página estava obsoleta e necessitando de algumas transformações para acompanhar os novos sistemas de software e hardware. Para que essa mudança existisse, ouvimos profissionais da área da comunicação que acessam a página diariamente e, após essa pesquisa, tiramos conclusões fundamentais para melhorá-la. O resultado desta pesquisa deixou a página mais dinâmica e interativa, e que vai ao encontro das necessidades da imprensa e do cidadão comum”, explicou.

De acordo com o radialista Carlos Magalhães, os profissionais de imprensa usam, cada vez mais, as ferramentas da informática e a Agência exerce relevância em relação à informação do Governo e a formação da opinião pública. “Nós, que militamos diariamente na imprensa, somos sequiosos por dados e informações e a evolução desta página tem uma importância muito grande, porque vai dar agilidade à informação, monitorar a imprensa e, no cotidiano, essas notícias vão se multiplicar. Eu vejo como muito positivo o efeito multiplicador da informação”.

O jornalista Adiberto de Souza avaliou a nova configuração do site como fundamental. “Na área virtual, qualquer mudança é primordial. A cara do portal ficou muito bonita, e não perdeu a sua essência de ser um veículo governamental. Foram feitas mudanças substanciais, que facilitam a vida de quem acessa”. Já o jornalista André Barros, idealizador do site em meados de 1999, não escondeu a satisfação em ver o novo layout. “Eu fui o idealizador da Agência quando era secretário de Comunicação. Hoje, Carlos Cauê está com essa belíssima página, numa evolução maravilhosa, contemplando os áudios para as emissoras de rádio. A nova Agência e o Governo estão de parabéns pela evolução. Isso se chama transparência”, enfatizou o jornalista André Barros. 

Novidades

Entre as novidades apresentadas pelo secretário, destaque para o novo visualizador das principais notícias e a permissão de download dos conteúdos. As seções de vídeos e áudios colocarão diariamente à disposição dos internautas, matérias jornalísticas em formato audiovisual, permitindo inclusive que os veículos de comunicação possam utilizá-las em seus programas. Depoimentos do governador e dos secretários sobre temas específicos também serão divulgados pelo portal.

Há também ferramentas que permitem que o internauta acompanhe as matérias mais lidas do dia e da semana, e seções como Sala de Imprensa, que servirá para manter um diálogo com os jornalistas locais no que concerne à sugestão de pautas, contatos dos assessores do Governo, logomarcas, galerias de fotos, além de links que remetem para o já tradicional  Fale com o Governador.

Outra inovação do projeto diz respeito à facilidade de acesso aos infográficos – ferramenta que permite divulgar uma informação utilizando recursos como desenhos e gráficos – e o aumento do espaço destinado às fotografias. As informações sobre os membros que compõem a administração, inclusive os gestores do segundo escalão e as publicações produzidas pelo Governo permanecem.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.