[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o intuito de promover a gestão rural e o empreendedorismo do produtor rural e familiar, o Programa Negócio Certo Rural (NCR) é realizado através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), enquanto coordenadora do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais de (APL-SE), articulou esta ação de capacitação junto ao Senar, instituição parceira do núcleo.

O NCR é realizado em diversos estados do Brasil e em Sergipe inicialmente, acontece no município de Salgado. O programa, que possui uma carga horária total de 36h, sendo trinta em sala e seis de consultoria de campo, visa melhorar a gestão da pequena propriedade rural com ações de diagnóstico, plano de negócio, diversificação, noções de mercado e capacitação do produtor rural e de sua família, preparando-os para gerenciar a propriedade de forma lucrativa, competitiva e sustentável.

“Suprir a necessidade de gestão das cooperativas que já comercializam é o principal objetivo do programa, pois muitos produtores têm dificuldades em gerir o empreendimento. E o papel da Sedetec é coordenar as iniciativas, buscar parceiros e concretizar as ações visando o desenvolvimento econômico dos citricultores de Sergipe”, informou o técnico do DET/Sedetec, Gilvan Dórea.

A iniciativa partiu da Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Território Sul (COOPATSUL-SE), que opera comercialmente com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) pelo terceiro ano consecutivo. “Esse curso é uma importante contribuição para o crescimento da agricultura. A formação profissional desses pequenos produtores é de grande valia para que os mesmos possam gerenciar suas propriedades. O curso estimula os agricultores, devolvendo o interesse pela terra, o prazer em trabalhar no campo”, declarou o presidente da COOPATSUL, Gerson Costa dos Santos.

Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE), a cooperação fornece produtos agrícolas e sucos a oito prefeituras municipais de Sergipe. A técnica do DET/Sedetec, Débora Fontes, ressaltou que, na reunião com a equipe de coordenação do APL-SE, foi levantada à necessidade de aprimoramento dos conhecimentos produtivos e a aprendizagem de novas técnicas de gestão dos empreendimentos dos produtores de laranja de Salgado e povoados. “É importante apoiar a citricultura sergipana e a Sedetec é parceira efetiva nessas ações. Temos a intenção de levar este programa aos demais APLs de Sergipe a fim de fortalece-los e  contribuir para o desenvolvimento da economia local”, encerrou Débora Fontes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.