Narrativas sobre os primeiros habitantes de Aracaju serão mostradas no desfile cívico do Município
Cada uma das 31 escolas participantes apresentará um assunto dentro da temática geral Aracaju: Origem e Cultura de um Povo.
A EMEF Oscar Nascimento, localizada no bairro Santo Antônio, demonstrará informações referentes aos primeiros habitantes que povoaram a capital. A cultura e os costumes dos índios e europeus que para cá vieram serão reproduzidos por meio de indumentárias e instrumentos próprios desses povos. Quem irá mostrar a diversidade e riqueza desse importante capítulo da história de Aracaju são os alunos.
Para retratar os personagens da forma mais fiel possível, os meninos e meninas estarão caracterizados com roupas e utensílios utilizados pelos índios e portugueses. Nesse momento, todo o material necessário está sendo coletado.
Segundo a coordenadora geral da escola, Denise Carvalho, dos 200 estudantes matriculados, 65 estarão representando a unidade de ensino no desfile cívico. “Eles foram escolhidos de acordo com critérios como comportamento e disciplina”, diz. Ela afirmou ainda que os pais estão diretamente envolvidos nos preparativos para o evento. “Os pais e mães estão muito animados e nos ajudam na escolha das roupas com as quais os filhos iriam se fantasiar”, destaca.
Não são apenas os pequeninos que irão representar a instituição no desfile da rua Bahia. Alunos que integram o curso de alfabetização de adultos, que acontece no período noturno, também participam levando a bandeira da escola e do Brasil. “Alguns desses alunos têm os filhos matriculados aqui na escola e nunca tiveram a oportunidade de participar de um desfile. Por que eles ficariam à margem?”, questiona a coordenadora.
Na expressão contagiante dos pequenos patriotas, a expectativa para a chegada do dia 31 de agosto aumenta com o passar dos dias. “Vou estar na frente marchando e representando a escola. Minha roupa já está sendo preparada e estou muito animada”, conta Rafaela Nunes, 12 anos, estudante da 1a série do ensino fundamental. Jéssica Vieira, 9 anos, desfila pela primeira vez esse ano. Ela não esconde a ansiedade. “Vou desfilar vestida de baliza. Tomara que o dia chegue logo”, diz.
Com o objetivo de retratar a cultura indígena com exatidão, um índio da tribo kariri xocó estará na escola na próxima quinta-feira, 28, para mostrar] na prática os costumes de sua gente. A partir dessa contribuição, os alunos representarão o povo indígena no desfile com maior propriedade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]