Narradores de Javé será exibido para comunidades do Santos Dumont e Santa Maria
Hoje o filme estará na Escola Municipal Laonte Gama da Silva que fica situada na comunidade Santa Maria, rua 8, s/nº, conjunto Pe. Pedro. Já amanhã ele será exibido na Escola Municipal Maria Clara Machado, que fica na rua Minevina Barros, nº 70, no Santos Dumont.
O projeto acontece desde o ano 2000 e tem como meta principal promover o cinema nacional de forma gratuita abrangendo mais de 300 municípios em todo o país. Nesse tempo já conseguiu um público de mais de 750 mil espectadores. Com isso, tem conseguido expandir o raio de ação dos filmes exibidos nos circuitos comerciais.
A principal característica é expandir o público do cinema nacional e fazer com que ele seja visto em regiões onde jamais seria exibido. A Petrobras é o patrocinador oficial do projeto. Em Aracaju o Cinema BR Em Movimento conta com o apoio da prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
Narradores de Javé
O longa-metragem procura mostrar que somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes de um pequeno vilarejo chamado Javé. O acontecimento terrível é o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição.
Como a maioria dos moradores é formada por analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias. O filme ganhou três prêmios no Festival do Rio e recebeu o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Friburgo, realizado na Suíça. Além disso, ganhou sete Troféus Calunga e ainda recebeu o prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre no Cine PE – Festival do Audiovisual 2003.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]