[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No mês de abril, do ano passado, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE) divulgou o resultado do Edital do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Estado de Sergipe, que viabilizou a criação dos Núcleos de Apoio à Pesquisa em diversas secretarias. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) foi um dos órgãos beneficiados pelo edital com a contratação de cinco propostas de pesquisas que fazem parte do Núcleo de Apoio à Pesquisa/Secult, denominado Napec.

Através do Napec essas cinco pesquisas puderam ser financiadas e desenvolvidas com um recurso de até R$ 30 mil cada, trazendo a tona temas extremamente relevantes e até então pouco explorados no estado. Segundo a Secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, este projeto está sendo fundamental para a cultura sergipana, principalmente por oferecer a possibilidade de desenvolver estudos aprofundados por esses temas.

“Através deste edital, proporcionamos a realização de pesquisas que estão descobrindo novos pontos da nossa cultura e que, principalmente, contribuirão ao final da sua realização, na construção de políticas públicas para área, dialogando diretamente com a gestão cultural pautada pelo Governo Marcelo Déda em Sergipe”, destaca a secretária.

Para o diretor técnico da Fapitec, Marcelo Mendonça, o programa é uma importante ação da Fapitec/SE em parceria com determinadas Secretarias de Estado, envolvidas em aproximar o sistema de ciência e tecnologia e a sociedade, apoiando pesquisas por necessidades sociais concretas e voltadas para formulação ou aperfeiçoamento de políticas públicas socialmente relevantes.

“O NAP, conforme está ocorrendo com o Napec, propiciou o conhecimento dos pesquisadores sobre as demandas do estado em áreas específicas, o que implicou no desenvolvimento de projetos e na aplicação dos seus resultados em atendimento aos problemas enfrentados pelas Secretarias”, analisa.

Série especial

Para que a população sergipana pudesse conhecer um pouco mais sobre as cinco pesquisas que estão sendo desenvolvidas através do edital, a Secretaria de Estado da Cultura conversou com os pesquisadores e suas equipes, que expuseram os trabalhos e mostraram o quanto estas pesquisas serão importantes para a cultura sergipana. Confira as reportagens:

Pesquisa do Napec estuda identidade cultural de quilombolas em Santa Luzia do Itanhi

Patrimônio arqueológico é tema de pesquisa do Napec

Secult e Fapitec financiam pesquisa sobre cadeia produtiva da música em SE

Pesquisa sobre Rede Integrada de Pontos de Cultura tem patrocínio do Governo

Pesquisa do Napec propõe parceria entre Grande Aracaju e cidade francesa

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.