[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Maestros e músicos de bandas de diversos municípios sergipanos participaram na manhã desta terça-feira, dia 26, de uma oficina de orientação sobre o Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música. A iniciativa do Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Sebrae/SE.

Representantes das cidades de Rosário do Catete, Riachão do Dantas, Muribeca, Itabaianinha, Itabaiana, Campo do Brito e São Cristóvão foram conhecer os detalhes do edital do prêmio da Funarte, que premiará cinco instrumentos de sopro para os projetos vencedores. Serão selecionados 150 projetos de todo o Brasil.

O maestro José Fortunato, da Associação Filarmônica Lira Sancristovense, fez questão de comparecer à oficina para conhecer o edital e poder concorrer a esse prêmio, que seria muito importante para renovação dos instrumentos do grupo centenário de música de São Cristóvão. “Nossa última aquisição de instrumentos foi em 1994, a partir de um edital, e estamos precisando renovar porque a durabilidade média de um instrumento desses é de 10 anos”, explica José.

Para Benjamim Gomes, de Muribeca, esses cinco instrumentos que a Funarte está ofertando através de edital seria de extrema importância para a Banda Musical Municipal José Carlos Gomes. O grupo foi fundado em 2008 e possui apenas cinco instrumentos, utilizados pelos 20 alunos e pelos músicos. “Nós usamos alguns instrumentos emprestados da lira de Capela e não temos como adquirir outros porque eles são muito caros, custam em média R$ 8 mil. Por isso, vim conhecer o edital para poder concorrer”, destaca.

Segundo Edmilsson Suaassuna, consultor do Sebrae,   a proposta da oficina é que os maestros e músicos possam conhecer as especificidades  do edital para poder concorrer com reais chances de serem contemplados. “Com a oficina nós pretendemos incentivá-los a participar do edital, tirar dúvidas e passar orientações de como elaborar um bom projeto”, enfatiza Suassuna.

A ideia de promover a oficina, segundo diretor de programas e projetos do Instituto Banese, faz parte do projeto do Instituto Banese e Museu da Gente de capacitar os agentes e dinamizar as ações do museu. “Esse primeiro contato com eles foi muito bom e a proposta é fortalecer nossa relação e trazer as bandas para dentro do museu numa ação futura”, explica Rangel. Ele destaca que esse é um trabalho integrado do Governo de Sergipe, através do Instituto Banese e Secult, que conta com apoio do Sebrae.

Sobre o Prêmio

Os interessados em concorrer ao Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2013 têm até o dia 21 de março para se inscrever. Podem participar conjuntos denominados “Banda de música”, “Banda municipal”, “Banda sinfônica”, “Banda de concerto”, “Banda Filarmônica” e “Sociedade Musical”. O objetivo é reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais.

Confira aqui o edital completo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.