[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Museu da Gente Sergipana recebeu nesta segunda-feira, 19, uma maquete do projeto de restauração do Antigo Farol de Aracaju, localizado no bairro Farolândia. A peça, que também inclui a construção da Praça Tenente Domingues Fontes, foi doada pela Sousa Leão Maquetes, empresa especializada em confecção de maquetes.

O Farol, que data do século XIX, era utilizado na orientação dos barcos que chegavam à região através do Rio Sergipe, função que entrou em desuso após a construção do farol do bairro Coroa do Meio. Devido à sua importância histórica, o monumento foi tombado em 1995 e passou por um processo de restauração, sendo finalizado em 2009.

A iniciativa de doar a peça ao museu veio do proprietário da Sousa Leão Maquetes, Francisco Álvaro Garcez de Sousa Leão, que, apesar de não ter participado da restauração, se interessou pela obra por considerá-la de grande importância para a preservação da história da cidade de Aracaju.

“Eu queria que mais pessoas vissem a maquete e me indicaram o Museu da Gente Sergipana. Então, eu visitei o museu e achei o local incrível. Sem contar que não existe local mais apropriado para a exibição de uma maquete que conta a história da cidade do que o Museu da Gente Sergipana”, comenta Francisco Sousa Leão.

O projeto de restauração do Antigo Farol, resultado da parceria entre o Governo do Estado de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Aracaju, foi financiado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), responsável por cerca de 70% da obra.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.