Municípios receberão oficinas sobre edital de Microprojetos do São Francisco
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoverá oficinas sobre elaboração de projetos para concorrer ao edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco. A abertura das oficinas ocorrerá em Aracaju, no dia 28 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED).
O facilitador será o assessor especial da Fundação Nacional de Artes (Funarte), José Maurício, que irá explicar como funcionará o edital e quais as diferenças deste para o edital anterior que contemplou municípios do semiárido sergipano. Participam deste primeiro encontro diversos multiplicadores, dentre eles, membros da assessoria cultural da Secult e coordenadores setoriais das áreas de música, audiovisual, museus e diretores de unidades.
Para o secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, a união entre poder público e sociedade civil é fundamental em um projeto como este. “Considerando a transversalidade da cultura e sua relação com outras áreas, também convidamos instituições com atuação no baixo São Francisco como Iphan-SE, Emdagro, Codevasf, Seides, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sesc, Senac e Sesi, para que possam também nos ajudar a disseminar, orientar e mobilizar agentes e produtores culturais. Também convidamos qualquer pessoa que tenha atuação nas cidades atendidas pelo edital, mas que moram ou trabalham em Aracaju”, enfatizou.
Visando capacitar os agentes culturais e fazedores de cultura dos 27 municípios que poderão ser contemplados pelo edital e incentivá-los a elaborar projetos na área cultural, a Secult irá levar as oficinas para quatro cidades pólos da região da Bacia do São Francisco. São elas: Nossa Senhora da Glória, Japaratuba, Neópolis e Propriá. As oficinas no interior serão conduzidas em parceria com o Sebrae. Os facilitadores serão os consultores do Sebrae, Virginia Lúcia da Fonseca Menezes e Edmilson Suassuna.
O objetivo da Secult, segundo Rangel, é incentivar inscrições dos projetos e com isso garantir a maior quantidade possível de propostas contempladas em Sergipe. “Entendemos que a bacia do São Francisco é uma região culturalmente rica, mas que devido a escassez de recursos dos municípios, as cidades ficam sem investimento próprio para a cultura, então, o edital é uma boa oportunidade de ampliação da oferta de acesso, fruição e produção cultural e artística, para o fortalecimento da cultura nas localidades”, destacou o secretário adjunto.
No interior
O município de Nossa Senhora da Glória sediará a oficina no dia 06 de março e serão convidados a participar gestores culturais e toda a comunidade dos municípios circunvizinhos. Já no dia 7 de março será a vez de Japaratuba. Nos dois municípios os encontros ocorrerão no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 08h30.
Nos dias 8 e 9, respectivamente, a oficina ocorrerá em Neópolis, em local a ser confirmado, e Propriá, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A participação nas oficinas é gratuita. Os interessados devem efetuar a inscrição através do e-mail neto.nunes@cultura.se.gov.br ou pelo telefone (79) 3179-1924. Poderão participar agentes culturais de todas as espécies, pois o edital contempla várias áreas, dentre elas, artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares e moda.
Desta forma, podem participar, por exemplo, mestres e brincantes de culturas populares e manifestações tradicionais, músicos e regentes de bandas filarmônicas, líderes comunitários, marcadores e presidentes de quadrilhas juninas, grupos de teatro e música, Pontos de Cultura. No entanto, eles precisam atuar em uma das 27 cidades sergipanas que compõem a Bacia do São Francisco. Marcelo Rangel explica que, através da participação nas oficinas, os agentes culturais poderão dar mais consistência a seus projetos e inscrevê-los no edital atendendo ao regulamento da melhor forma. “Assim, eles terão mais possibilidades de receber os recursos para executarem suas ações”, ressalta.
Edital
O edital Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco está com inscrições abertas até o dia 31 de março. Poderão concorrer projetos dos 504 municípios que compõem a Bacia do Rio São Francisco, nos estados da Bahia, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal. Cada contemplado receberá um repasse no valor de R$ 15 mil para realizar ações nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares e moda.
Em Sergipe, estão aptos a participar os seguintes municípios: Amparo de São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Canindé de São Francisco, Capela, Cedro de são João, Gararu, Gracho Cardoso, Ilha das Flores, Itabi, Japaratuba, Japoatã, Malhada dos Bois, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Pirambu, Poço Redondo, Porto da Folha, Própria, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha. Clique aqui e acesse o edital.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Municípios receberão oficinas sobre edital de Microprojetos do São Francisco – Imagem: Divulgação