Mulheres do bairro Santa Maria irão expor artesanato em feiras nacionais
A primeira delas é a XVI Feira Nacional de Artesanato, que acontece em Belo Horizonte, de 22 a 27 deste mês nos pavilhões do Expominas. Serão mais de 25.000 m² de artesanato produzido em Minas Gerais e em outros estados do país. O convite foi realizado pelo Sebrae e pela Petrobras, que irão oferecer espaço para os produtos da Missão Criança Aracaju em seus estandes.
No período de 1º a 11 de dezembro elas irão participar da Feira da Providência, no Rio de Janeiro, também a convite da Petrobras. O evento tem um público estimado de um milhão de pessoas. Em ambas as exposições as alunas poderão comercializar seus produtos, além de divulgar seu trabalho e estabelecer contatos com outros projetos semelhantes.
Dedicação
Há mais de um mês as alunas da oficina de Patchwork vêm se preparando para as feiras. Recentemente, elas participaram de um curso avançado oferecido pelo Sebrae e MCA. Com isso, puderam aperfeiçoar seus produtos com novas técnicas. O ritmo agora é de produção e preparação das peças para as exposições.
O Resgatando a Cidadania é um projeto que teve início no primeiro semestre deste ano e já conseguiu capacitar dezenas de adultos através das oficinas de Panificação, Corte e Costura e Reaproveitamento de Alimentos, e continua seu trabalho oferecendo atualmente os cursos de Patchwork, Tapeçaria e Horticultura Orgânica.
A maioria dos adultos que participam do projeto é formada por pais e mães das crianças e adolescentes do Recriando Caminhos, um projeto da Ong que trabalha jornada complementar de educação com cerca de 1.000 meninos e meninas de quatro bairros da capital e que estudam nas escolas da rede municipal.
Desde o ínicio, as oficinas do Resgatando a Cidadania recebem apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), que cede espaço e instrutores. No caso da oficina de Horticultura Orgânica, a Ong é assistida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Além disso, na última quarta-feira, 16, cinco alunos do Resgatando a Cidadania integraram a turma do curso de Hidroponia Básica, oferecido pela Fundat no bairro Jardim Esperança.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Mulheres do bairro Santa Maria irão expor artesanato em feiras nacionais – Fotos: Wellington Barreto