[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da gerência do Programa de DST/AIDS, em adaptar um ônibus para levar gratuitamente o Teste Rápido de AIDS, Sífilis e Hepatites Virais até a população foi reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS) como uma experiência positiva e de grande impacto em toda a sociedade. Os elogios foram feitos nessa semana, em Brasília, durante o seminário do Ministério que discutiu o uso dos medicamentos antirretrovirais como estratégia de prevenção da doença.

De acordo com o diretor do Departamento DST/AIDS e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, a implantação da Unidade Móvel “Fique Sabendo” em Sergipe foi uma  antecipação positiva de uma ação prevista pelo órgão do Governo Federal. “Já tínhamos algumas unidades em projetos pilotos em algumas capitais brasileiras, mas precisavam ser rebocadas por outros veículos. O ônibus de Sergipe é inovador e nos ajudou nas discussões para aquisição de mais veículos e que sejam automotrizes”, declarou.

O diretor ainda destacou que Sergipe fará parte do grupo que orientará os técnicos ministeriais na aquisição dos novos veículos. “Os Testes Rápidos e os preservativos já estão disponíveis, os conhecimentos disponíveis, mas ainda há dificuldade de acesso às pessoas. Os veículos farão parte das estratégias para que os testes cheguem até elas”, afirmou Dirceu Greco.

Inicialmente serão produzidas 40 unidades móveis para realização do Teste Rápido nos locais onde ocorrerão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e, futuramente, serão utilizadas para mobilização nos locais de difícil acesso.

O gerente do programa DST/AIDS da SES, Almir Santana, se surpreendeu com as palavras do diretor do Departamento DST/AIDS e Hepatites Virais do MS durante o seminário. “Fico muito feliz em poder ajudar no enfrentamento à epidemia da AIDS no meu país. O reconhecimento do Departamento Nacional me motiva a continuar na luta”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.