[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foram abertas nesta segunda-feira, 9, as matrículas para alunos egressos da rede pública estadual. Neste primeiro dia o movimento foi tranquilo, embora muitos alunos tenham chegado cedo para pegar suas senhas. Em Aracaju, o atendimento aos que foram realizar o processo de matrícula foi iniciado por volta das 6h sem grandes dificuldades.

No Colégio Tobias Barreto, por exemplo, já foram distribuídas todas as 250 senhas disponíveis para os turnos da manhã e tarde. Leilde Aquino Santana de Souza, diretora da unidade, ressalta que o colégio comporta um total de 1500 alunos, mas a prioridade sempre é dada para aqueles que já estudam na escola. “Organizamos um esquema para que as senhas começassem a ser entregues bem cedo, por volta das 6h da manhã. Isso possibilita que aqueles que não conseguissem vagas, pudessem ainda procurar em outra escola”, explica.

Este ano as escolas estaduais criaram um canal de comunicação no qual a quantidades de vagas fica disponível para todas as outras instituições. Com isso, ao chegar num colégio e saber que não há mais possibilidade de matrícula, o pai ou responsável já sai encaminhado a outra instituição que possua a vaga.

A diretora afirma que o colégio agora só dispõe de vagas para o turno da noite.  Para evitar o tumulto, também foram escalados mais funcionários. “Estamos fazendo o possível para agilizar o processo de matrículas e até alguns professores se ofereceram para ajudar”, conta.

No Colégio Estadual Dom Luciano o ritmo está ainda mais tranquilo. Até o momento já foram distribuídas 250 senhas, mas o secretário da escola, professor João Paes Santana Neto, revela que ainda existem vagas disponíveis para quase todos os anos. “Quem chega com a senha vai se dirigir à sala indicada de acordo com o turno, a série e a data. Está bem organizado e isso é o que garante essa tranquilidade. O fluxo está constante, mas não intenso”, define.

Para João Paes, esta é uma característica do 1° dia. “Muitos pais e alunos vêm aqui para pegar informação e trazer documentos. Mas é preciso destacar que estamos sendo bem rigorosos quanto à exigência da documentação completa. Precisamos estar em dia com as exigências do Ministério da Educação (MEC) e sabemos que, quando um aluno deixa uma pendência na documentação, acaba não trazendo mais. Por isso, não abrimos exceções”, afirma, ao alertar aos pais e responsáveis que acompanhem seus filhos. O secretário do Dom Luciano também destacou que não é permitida matrícula de aluno sem a assinatura e documento do seu responsável.

Atheneu

No Colégio Estadual Atheneu Sergipense as senhas começaram a ser distribuídas às 5h30 da manhã e muitos estudantes já estavam aguardando. “Já entregamos cerca de 300 senhas, mas a oferta de vagas ainda não foi completamente definida porque ainda estamos terminando de apurar o número de alunos reprovados”, revelou o diretor da unidade Genaldo Freitas.

Por ser um centro de excelência e oferecer um calendário escolar diferenciado, o Atheneu possui horário integral e disciplinas que não estão contempladas em outras escolas. Por isso, só podem se matricular naquela unidade alunos que estejam no 1° ano ou que sejam transferidos de outros Centros de Excelência.

Luana Barbosa Francisco é uma das novas alunas recém-matriculadas. Moradora de Itaporanga D’ajuda, ela conta que saiu de casa às 4h50 e as colegas já estavam na porta da escola. “Quando terminar o ensino médio, quero fazer vestibular de medicina e queria já ingressar numa escola onde eu possa me dedicar mais e passar o dia estudando,” salientou.

Sara Ariel Santos Lima, moradora do município de Divina Pastora, chegou às 6h da manhã com sua mãe para pegar uma senha e conseguiu fazer sua matrícula sem problemas. “Achei que estaria mais confuso, mas foi bem tranquilo”, conta.

Etapas da matrícula

De hoje, 9, até a próxima sexta-feira, 13, a matrícula na rede estadual de ensino é destinada aos alunos que já fazem parte da rede, mas que desejam mudar de escola. Para se matricular, o aluno deve apresentar um documento de identificação, que pode ser a identidade ou certidão de nascimento, e o documento de transferência ou declaração da escola da qual ele está saindo.

As matrículas nas escolas na rede estadual tiveram início no dia 2 de janeiro para os alunos que pretendem continuar estudando na mesma escola. No caso da confirmação das matrículas, o prazo foi encerrado na última sexta-feira, 6. Para o aluno candidato à rede, aquele oriundo da rede privada ou municipal de ensino, as matrículas ocorrerão de 16 a 20 de janeiro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.