Farmácia do Hospital de Estância garante boa distribuição de medicamentos
Desde o início do seu funcionamento, no dia 12 de dezembro, o Hospital Regional de Estância ‘Dr. Jessé de Andrade Fontes’ tem garantido o bom andamento dos serviços farmacêuticos, capaz de suprir com eficiência as demandas de urgência e emergência. A unidade é referência em média complexidade e funciona sob a gerência da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
De acordo com a farmacêutica Lidiane Moreira, foram preconizados três horários diários de dispensação, afim de que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem disponham de soros, medicamentos e produtos para a saúde, a exemplo de máscaras cirúrgicas, luvas cirúrgicas e de procedimento. “Tais itens estão presentes nos estoques das alas azul, amarela, verde e vermelha, bem como na Central de Material de Esterilização (CME) e nas salas de sutura e de gesso”, ressaltou.
Composta por dois farmacêuticos, uma assistente de farmácia e uma estagiária, a equipe que se mantém a postos no Hospital de Estância é responsável pela solicitação semanal de nova remessa de materiais, esses enviados pela Central de Logística e Suprimentos (Celog) da FHS. “No momento em que a unidade entrou em funcionamento, a farmácia já se encontrava bem abastecida, apenas apta a receber reposições para que fosse mantido o atendimento preciso de pacientes”, destacou a farmacêutica.
O controle de estoque que aponta para a entrada e a saída de materiais também caracteriza como exitoso o funcionamento da farmácia no Hospital de Estância. No espaço, os medicamentos são mantidos em ambiente climatizado, sendo os termolábeis sob temperatura que varia entre 2 °C e 8 °C. Entre os termolábeis disponibilizados, estão insulina, soro antirábico, antitetânico e antibotrópico.
Sistema individual
Após a ativação da ala de internamento, a pretensão dos profissionais que atuam na farmácia do Hospital de Estância é de adaptar a mesma ao sistema individual de distribuição de medicamentos. “Acompanharemos diariamente as solicitações prescritas para um dado paciente em situação de internamento e disponibilizaremos medicamentos conforme a necessidade desse usuário”, explicou Lidiane Moreira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]