Motoristas participam de Curso de Reciclagem no Detran
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou na última segunda-feira, 5, uma nova turma do Curso de Reciclagem de Condutores, destinada às pessoas que ultrapassaram os 20 pontos no cadastro por causa de infrações de trânsito ou que tiveram as habilitações apreendidas pela fiscalização. A turma conta com 26 condutores de veículos e tem aulas de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min.
O Curso de Reciclagem é coordenado pelo Departamento de Educação para o Trânsito do Detran. Os participantes assistirão a 30 horas de aula e verão disciplinas como Legislação de Trânsito, Sinalização, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Normas Gerais de Circulação, Infrações e Penalidades e Relacionamento Interpessoal.
Até esta turma, já foram reciclados 144 condutores em 2008 com mais de 20 pontos ou que tiveram suas habilitações apreendidas por infrações como dirigir alcoolizado ou sem equipamentos básicos de segurança, como o capacete. Em 2007, de janeiro a dezembro, foram reciclados pelo Detran 310 condutores. As pessoas que estiverem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou tiverem seu documento apreendido e não participarem do Curso de Reciclagem, ficarão impedidas de realizar qualquer serviço, como renovar o documento ou tirar uma segunda via.
Segundo a professora Delza Pedroza, que faz parte da equipe do órgão e dá aulas de Direção Defensiva, a atual turma tem assimilado bem o conteúdo. "Nas aulas, os alunos se atualizam e relembram pequenos detalhes que são extremamente importantes para a boa condução nas vias. Os alunos são participativos e gostam de contar suas experiências no trânsito", disse a professora.
A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito do Detran, Maria Aliomar Salles de Campos, ressalta a importância da reciclagem para os condutores. "A reciclagem, além de obrigatória para esses condutores que cometeram infração, é de fundamental importância também para a boa condução nas vias públicas. Nela, eles podem rever conceitos e melhorar seu comportamento no trânsito", explicou Aliomar.
Avaliação
As aulas terminam nesta sexta-feira, 9, com as provas teóricas sobre os assuntos vistos durante o curso. Serão 30 questões objetivas e os alunos deverão acertar, no mínimo, 21 questões, ou seja, 70% da prova. Os que forem aprovados terão suas pontuações canceladas assim que o tempo da suspensão acabar.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]