Morcegos são alvos de proteção internacional
Com o objetivo de divulgar e conscientizar a população sergipana sobre a importância dos morcegos para a biodiversidade do Estado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, através da Superintendência de Áreas Protegidas Biodiversidade e Florestas (Semarh/SBF), lançará no mês de agosto deste ano, nas regiões do entorno de suas Unidades de Conservação (UC) e Áreas Protegidas (APA), a campanha educativa: “Morcegos seres extraordinários, importantes na manutenção e formação de florestas”.
O evento será destinado a alunos de escolas publicas e particulares dos municípios onde estão situadas às UC’S. A campanha que faz parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP) elegeu os anos de 2011-2012 como o Ano Internacional do Morcego, numa iniciativa que visa à valorização dessas espécies. Já aqui no Estado de Sergipe, a campanha será realizada pela coordenadoria da Unidade de Conservação Monumento Natural Grota do Angico, a qual tem por gestor, o biólogo Jefferson Simanas Mikalauskas.
Segundo Jefferson, hoje o Estado de Sergipe registra 29 espécies de morcegos, na qual frisou que esse número poderá aumentar para 36, em decorrência de trabalhos desenvolvidos no Estado. Revelou também que o Brasil é o segundo país do mundo em riqueza de espécies de morcegos, perdendo somente para a Colômbia. “Vale destacar que no Brasil 25% de toda fauna de mamíferos são de morcegos, animais de suma importância para a manutenção de ecossistemas”, afirma Jefferson.
O coordenador, que trabalha com morcegos a cerca de 10 anos, afirma ainda que divulgar para as pessoas os conhecimentos sobre esses esplêndidos animais é algo extremamente gratificante. “Com esse trabalho que iremos realizar nas cidades e no entorno das UC’s a população poderá conhecer melhor, respeitar e preservar essas criaturas ímpares, que são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas em que estão presentes”, destaca.
Morcegos
De acordo com Jefferson Simanas Mikalauskas, os morcegos são fundamentais para a manutenção da biodiversidade e “bem estar” dos ecossistemas, pois são ótimos polinizadores, controladores de populações de insetos e excelentes dispersores de sementes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Morcegos são alvos de proteção internacional – Fotos: Ascom/Semarh