[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A maior atração do Carnaju deste ano, o carnaval promovido pela Prefeitura de Aracaju, será o cantor baiano Moraes Moreira. Ele se apresentará na abertura do Carnaju, dia 08 de fevereiro, no palco montado na praça de eventos do Mercado Municipal, no mesmo espaço onde foi realizado do Forrócaju.
Nascido em Ituaçu (BA), em meados de 1966, Antônio Carlos Moraes Pires partiu para Salvador pensando em cursar medicina, mas trazendo consigo sua vocação musical ingressou no Seminário de Música. A história de Moraes Moreira começa a criar forma e, à medida que vai se infiltrando no meio artístico, nasce a idéia: formar um grupo com idéias e ideais totalmente voltados para a música. Feito isso, decidem embarcar para São Paulo e tentar a carreira. Mas em plena ditadura militar tudo era difícil, especialmente a aceitação de um comportamento fora dos padrões. Mesmo assim, os Novos Baianos gravaram “Ferro na Boneca” em 1969 e em 1971 explodiram com “Acabou Chorare”, sucesso de público e crítico. Moraes participou ainda de dois discos do grupo e em 1975 resolve sair para investir na sua carreira solo.
Já no ano seguinte, seu segundo disco solo, “Cara e Coração”, causa grande impacto. Pela primeira vez uma música de carnaval emplaca em todo o território nacional: “Pombo Correio” é considerado um clássico. Outro fato de destaque é que até então o Trio Elétrico era apenas instrumental. Ao ser o primeiro a subir para cantar num Trio Elétrico, Moraes Moreira iniciou uma escola que até hoje influencia toda a geração de músicos baianos.
Ao longo de uma carreira de sucesso, é gravado por dezenas de grandes intérpretes brasileiros, como: Maria Bethânia, Gal Costa, Simone, Zizi Possi, Ney Matrogrosso, Fagner, Elba Ramalho, MPB 4, Nana Caymmi, Beth Carvalho, Daniela Mercury, Marisa Monte, Cássia Eller, entre outros.
Na última edição do Rock in Rio, Moraes se apresentou de forma muito especial, invadindo a cidade do rock com seu trio elétrico e mostrando para o mundo a grande invenção de Dodô e Osmar. Seu show foi considerado um dos melhores entre os artistas nacionais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.