[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Vamos Cuidar das Águas de Sergipe”. Este foi o tema da palestra assistida na manhã desta quarta-feira, 25, por moradores da zona norte da capital. Como moram em torno da Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu (Apa Morro do Urubu), espaço ambiental situado no Parque José Rollemberg Leite, a iniciativa tem por objetivo despertar o interesse da comunidade pela preservação da mata e em especial dos cuidados sobre o rio Sergipe.

A atividade na Apa faz parte da programação da Semana da Água, evento coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e que conta com a participação direta de cerca de 50 municípios do Estado. Durante toda a semana várias atividades estão sendo desenvolvidas por ONGs, empresas privadas, órgãos do Estado e dos municípios.

De acordo com a técnica ambiental Angela Maria Lima, da superintendência de Recursos Hídricos da Semarh, que ministrou a palestra, pelo fato de a comunidade estar morando muito próximo às margens do rio Sergipe, existe a possibilidade de objetos serem lançados nas águas do rio, o que vem causar a sua poluição.

“Muitos hábitos podem ser mudados. Mesmo dentro de casa é possível poluir o rio jogando, por exemplo, óleo de cozinha esgoto adentro”, comentou Ângela, enfatizando ainda que “o consumo de água na capital não vem do rio Sergipe, e sim do rio Poxim e da Cabrita, sendo que 65% do consumo é retirado do rio São Francisco”.

Sabão ecológico

O que fazer com o óleo de cozinha já consumido? Esta pergunta feita pela moradora do Coqueiral, Valquíria Canuto, e foi uma dúvida de muitos. Para ajudá-los a obter uma pequena renda e especificadamente na preservação do rio Sergipe, foi realizado após a palestra, uma Oficina de Sabão Ecológico.

Passo a passo os moradores puderam aprender a transformar o óleo de cozinha em barras de sabão ecológico. “Agora não entupo mais o cano, nem poluo o rio e ainda faço economia já que posso eu mesma fazer meu próprio sabão”, explica a moradora da zona Norte, Sonia Perreira.

Participaram da palestra e oficina, moradores dos bairros Coqueiral, Porto Dantas, Japãozinho, Cidade Nova e adjacências.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.