[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Poucos moradores compareceram a 17ª plenária do Orçamento Participativo realizada na noite de ontem, 31 de julho, no Colégio Patrocínio São José, no bairro São José. Foram apresentadas 22 solicitações pelos comunitários, muitas delas serviços que podem ser resolvidos por SOS (Solicitação de Obras e Serviços), como melhor identificação de ruas, limpeza de canal, entre outros. O ponto principal da discussão foi o projeto apresentado por Sílvia Maria de Aquino Neres, que pretende tirar os menores das ruas.
“A baixa freqüência se deu porque nós moramos num bairro privilegiado e não temos muito a reivindicar”, afirma Sílvia Aquino, 60 anos, comerciante. “Temos todos os serviços essenciais para comunidade, só precisa de manutenção da prefeitura”, justifica Sílvia. Ela aproveitou o momento para apresentar um projeto, de sua autoria, com o objetivo de retirar das ruas adolescentes entre 14 e 18 anos que ficam nos sinais de trânsito da capital. A proposta é convocar os proprietários de terreno baldio no centro e nos bairros adjacentes a cederem para prefeitura plantar verduras. De acordo com a idéia da moradora, os produtos seriam vendidos a população através do Vale Verdura, comprados na Setransp ou outro órgão da prefeitura. O dinheiro será revertido para pagamento de meio salário mínimo mais cesta básica de alimentos semanalmente aos adolescentes e aos técnicos do programa.
Os moradores decidiram que o projeto será encaminhado ao prefeito Marcelo Déda e colocaram como demanda do bairro os seguintes pontos: 1) Aumentar o policiamento (criação da guarda quarteirão, sendo interlocutor para polícia); 2) Revitalização das praças, com desratização e colocação de brinquedos, em especial na praça Tobias Barreto; 3) Recuperação das ruas Construtor João Alves Filho e Moacir Rabelo Leite; 4) Colocação de abrigo de ônibus com identificação de horários e mapa de localização das linhas, além da identificação traseira do ônibus; e 5) Implementação do projeto social, viabilizando a retirada dos menores dos semáforos, limpeza e utilização dos terrenos baldios.
No final da plenária o secretário de Participação Popular, Anderson Farias, apresentou a delegada eleita, Sílvia Maria de Aquino Neres, e a suplente Jouse Espírito Santo Almeida, 23 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Unit.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.