[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quinta-feira, 25, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu o reforço de um grupo de doadores oriundo do município de São Miguel do Aleixo, distante 99 quilômetros de Aracaju. A ação voluntária, que acontece há quatro anos, contou com a adesão de 29 participantes, entre moradores e servidores da Prefeitura do Município.

De acordo com  a coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da Secretaria de Assistência Social de Aleixo, Adriana Andrade das Graças, a campanha de doação de sangue foi retomada para atender pedido da população. “Eles nos procuram para saber quando vai ter campanha. Já temos pessoas dando o nome para a segunda campanha deste ano e acredito que iremos agendá-la até o final do primeiro semestre”, informou.
 
Ainda segundo a assistente social do Cras, Cristiane Wiltshire Carvalho Rodrigues, uma parcela da população de Aleixo tem o conhecimento da importância da doação. “A mobilização inicia com as informações sobre a doação e, em seguida, as pessoas nos procuram interessadas em participar da campanha de doação de sangue”, ressaltou.
 
Para os doadores antigos, a iniciativa solidária simboliza o momento de retorno ao serviço e, para os novos, um convite para conhecer o funcionamento da doação de sangue. José Túlio de Goes Santana, 25 anos, efetuou a primeira doação estimulado por um tio e pelos amigos. “Soube da campanha com os moradores de São Miguel. Como tinha curiosidade, resolvi acompanhar o grupo”, relatou.
 
Orgulhoso, José Vieira Pereira, 65 anos, fez questão de contar que é doador há cerca de duas décadas. “Comecei a doar por causa dos amigos da cidade que me pediam ajuda por causa das cirurgias. Agora estou vindo sempre com o grupo do município”, completou.
 
Vanda de Menezes Rezende, 46 anos, lembrou que já precisou de transfusão sanguínea em decorrência de uma cirurgia. “Com a doação, sei que estou fazendo o bem aos nossos semelhantes. Sempre que me pedem venho doar sangue”, afirmou.
 
Deslocamento
 
Objetivando viabilizar o acesso da população ao serviço de doação, o Hemose disponibiliza transporte para o deslocamento de grupos acima de vinte pessoas até a unidade. A solicitação deve ser encaminhada para o Serviço Social, através do e-mail: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br ou pelos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.