Moradores da avenida São Paulo desfrutam da urbanização executada pela PMA
Com 9 km de extensão, a avenida passou por etapas de drenagem e pavimentação, construção de calçada e canteiros, além da implantação de um muro de proteção ao longo da avenida Matadouro, garantindo segurança aos moradores em relação ao desnível que dá acesso à linha do trem. Hoje, o motorista pode se deslocar do Centro até os limites com o município de Nossa Senhora do Socorro em linha reta, utilizando amplas vias asfaltadas e bem sinalizadas.
Para garantir o bom funcionamento do tráfego no local, a prefeitura executou também obras nas avenidas Santa Gleide, Matadouro, Coelho e Campos e adjacências. Tendo ainda o trânsito liberado nas duas saídas da cidade, avenidas Osvaldo Aranha e Tancredo Neves, facilitando o acesso aos bairros da zona norte.
De acordo com a moradora Gilmara Brito, a mudança resultou em melhoria na qualidade de vida. “Moro aqui há quatro anos e vi o quanto melhorou o lugar que eu moro. Antes aqui não passava nem carro e até as carroças tinham dificuldade para chegar até nossas casas com qualquer material que comprávamos”, explica entusiasmada a moradora.
Já a dona-de-casa Mônica Couto, residente do local há três anos, está alegre com a limpeza atual do local em que mora. “Se você viesse aqui antigamente, ia ver que não estou mentindo. O entulho era acumulado na porta e os caminhões que recolhem o lixo não podiam passar. Além disso, minha casa agora tem mais valor”, comenta Mônica. Ela lembra que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) agora passa diariamente para fazer o recolhimento do lixo.
Ciclovias
O trabalho não está voltado apenas aos moradores e motoristas do local. A obra oferece ainda segurança e comodidade aos ciclistas da capital, que agora usufruem das ciclovias, trabalho desenvolvido através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito.
Segundo o usuário Cícero Oliveira, a ciclovia diminuiu seus custos com transporte. “Antes eu tinha que ir de ônibus, agora posso ir de bicicleta, chego mais rápido e ainda faço uma economia no final do mês”, diz.
Agora os usuários de bicicletas podem se deslocar do extremo oeste de Aracaju pela ciclovia que começa nas proximidades do Loteamento Liberdade, nos limites de Socorro, e seguir pela avenida Santa Gleide, continuando pela avenida São Paulo e passando pela avenida Coelho e Campos até o mercado.
Antes de chegar à Coelho e Campos, a ciclovia faz ainda uma bifurcação que dá acesso à pista da Praça dos Expedicionários (antiga estação de trem), sendo interligada até a avenida Augusto Franco, que segue até a Tancredo Neves. A via é interligada ainda ao Distrito Industrial de Aracaju (DIA), que muito em breve seguirá até a avenida Heráclito Rollemberg, que segue pela avenida Gasoduto, no Orlando Dantas, possibilitando o acesso ao bairro Santa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Moradores da avenida São Paulo desfrutam da urbanização executada pela PMA – Foto: Wellington Barreto