Monte Alegre recebeu nesta sexta-feira o censo educacional
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram nesta sexta-feira, 8, no município de Monte Alegre de Sergipe, o censo educacional. A ação foi solicitada pela prefeitura municipal com a finalidade de identificar crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula ou que não tenham certidão de nascimento. Também serão identificadas pessoas com necessidades especiais e analfabetos. A meta é visitar 735 famílias do município.
A solenidade de abertura dos trabalhos aconteceu no início da manhã, na Escola Estadual José Inácio de Farias, e reuniu representantes da Seed, do Ministério Público, a exemplo da promotora da comarca de Poço Redondo, Maria Rita Figueiredo, e do promotor Etélio Prado Júnior, que atua na área da educação, além de educadores, políticos e comunidade. A professora Kátia Suzane Araújo, assessora da SEED, representou o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.
“O governo de Sergipe não mede esforços para fortalecer a parceria com o Ministério Público e todos os envolvidos a fim de alcançar os objetivos de detectar alunos fora da escola, sem certidão de nascimento, com necessidades especiais e pessoas que não tiveram acesso à alfabetização. Promover a inclusão através da educação e resgatar a cidadania transforma uma realidade”, declarou a professora Kátia
Etélio de Carvalho Prado Júnior, promotor de Justiça do núcleo dos Direitos à Educação, define esse dia como o dia da vacinação contra o analfabetismo e a favor da inclusão. “Em posse desses dados, vamos buscar a inserção de crianças e adolescentes em sala de aula, garantir que todos tenham certidão de nascimento e sejam vacinados contra o vírus do analfabetismo”, disse o promotor.
Parceria
O prefeito de Monte Alegre, João Vieira de Aragão, agradeceu essa parceria entre os governos estadual e municipal e o Ministério Público que, segundo ele, trará avanços para o município. “Esse apoio entre a SEED e o Ministério Público com certeza irá melhorar a qualidade de vida da população de Monte Alegre, pois só através da educação conseguiremos trazer o progresso e o desenvolvimento da nossa região”, revelou o prefeito.
Após a solenidade de abertura, os recenseadores voluntários foram divididos em grupos e, acompanhados pelos coordenadores, iniciaram as visitas. O aluno Mikaell Shimark Oliveira, por exemplo, estava bastante empolgado para entrevistar os moradores do município. “Fico feliz em poder contribuir com o desenvolvimento da minha cidade, mostrando a todos a importância da escola para uma comunidade”, afirmou.
Foi Mikael que entrevistou a dona de casa Maria José Barbosa, que tem filhos em idade escolar e garantiu que todos estão matriculados. “Meus filhos estão estudando, porém conheço muitas crianças fora da escola. Esse trabalho de vocês é muito importante para conscientizar como é importante estudar e ter uma profissão”, disse a dona de casa.
Coleta de dados
A coleta de dados do censo é baseada na metodologia fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nela, ainda é possível identificar crianças e adolescentes que não tenham sub-registro,pessoas com necessidades educacionais especiais e analfabetas.
“Para garantir o resultado positivo das ações, os recenseadores receberam as orientações necessárias da coordenação estadual do censo. Com o resultado desse trabalho vamos possibilitar que o prefeito de Monte Alegre tenha uma visão mais ampla de todas as demandas do município”, afirmou a professora Selma Siqueira, coordenadora estadual do Censo Educacional.
Apresentação cultural
Antes do início dos trabalhos, alunos inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET), do Povoado Lagoa do Roçado, fizeram uma apresentação de cavalhada que emocionou as pessoas presentes à solenidade. “Preservar a cultura local reforça a cidadania e eleva a autoestima de um povo”, disse o professor Cleber Nunes, diretor da Escola Estadual José Inácio de Farias.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Monte Alegre recebeu nesta sextafeira o censo educacional – Fotos: Juarez Silveira/Seed