[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Toda a estrutura para o Carnaju, que acontece de 20 a 23 de fevereiro e homenageará o saudoso carnavalesco Hilton Lopes, já começa a ganhar formato. Uma equipe do Emes, responsável pela estrutura-física do evento, trabalha desde ontem, dia 17, para deixar tudo pronto até no máximo amanhã, dia 19. Após a montagem do palco, a praça de eventos Hilton Lopes ganhará a ornamentação da artista plástica Lânia Duarte que dará o tom da festa com motivos que lembrarão os tradicionais carnavais de rua, com máscaras, pierrôs e colombinas.

Segundo o responsável pela montagem da estrutura, Geraldo Rezende, além do palco de 12 x 24 metros de diâmetro com 6 de altura, o fechamento da área já está na fase final, a instalação de 50 banheiros químicos e a montagem dos boxes para a polícia, estarão prontos a tempo. “Vamos trabalhar durante toda a noite para deixar tudo pronto até amanhã a tarde”, garantiu.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também já cadastrou, durante os dias 15 e 16, os comerciantes interessados em vender seus produtos durante a festa. Após um sorteio, serão definidas a quantidade e a localização de cada um deles. Até a próxima sexta-feira, a Emsurb vai instalar os quiosques de acordo com o tipo de comércio, visando beneficiar a concorrência. A Vigilância Sanitária do Município atuará intensivamente na fiscalização higiênico-sanitária dos produtos alimentícios comercializados. Serão supervisionados os estabelecimentos comerciais, os vendedores ambulantes e os banheiros químicos.

Outros órgãos como a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), Exército, Defesa Civil, Juizado da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar também irão atuar para garantir a boa realização do evento promovido pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

SEGURANÇA
Os foliões e os que trabalharão durante o Carnaju terão sua segurança resguardada pelo efetivo de 30 homens da Guarda Municipal de Aracaju que será responsável
pela segurança específica do acesso de público e pela segurança dos mercados. A Policia Civil garantiu o reforço de pessoal na delegacia plantonista para atender possíveis ocorrências durante o evento. O efetivo da Polícia Militar dará suporte às áreas periféricas ao espaço da festa.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fará o isolamento de trânsito no local e a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTRAN) irá trabalhar nas áreas principais do evento, atuando nos portões de acesso ao local com 12 policiais de trânsito motorizados que estarão guardando a área.

SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montará a estrutura de mini-hospital na área próxima ao palco, para garantir a assistência médica aos foliões que
possam necessitar de algum socorro. A estrutura do mini-hospital será composta por sala de procedimentos simples e invasivos, unidade de estabilização e imobilização da vítima e uma sala de repouso. Um total de vinte e três profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, estagiários e condutores de ambulâncias, estarão trabalhando por noite no local da festa. Além disso, três ambulâncias, uma de suporte avançado e duas do suporte básico estarão disponíveis para casos que necessitem de remoção de usuários.

Profissionais da Coordenação de Vigilância Sanitária e da Coordenação de DST/Aids também estarão presentes. A “Barraca da Prevenção” também será montada. Estima-se que mais 60 mil camisinhas serão distribuídas durantes todas as noites de folia, além de panfletos educativos a fim de promover a conscientização quanto às doenças sexualmente transmissíveis.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.