Moita Bonita consagra realização da Festa da Batata Doce
Neste domingo, 5, aconteceu a 2ª Festa da Batata Doce de Moita Bonita, promovida pelo Governo do Estado – através da a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) – sob a coordenação da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). A abertura oficial do evento foi feita pelo diretor presidente da Cohidro, Vander Costa, representando o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana – que não pôde comparecer por ter de substituir o governador Marcelo Déda em outro evento, nesta mesma data, em Salvador.
Em seguida, foi a vez do vice-prefeito do município, Paulo Barbosa, enaltecer a realização da festa, que foi criada por iniciativa de Vander Costa – quando secretário adjunto da Seagri – no ano passado. Maria Mendonça, eleita recentemente deputada estadual, agradeceu a Vander o convite e disse da sua satisfação em cooperar com a iniciativa, sabendo que pode contar com o povo de Moita Bonita.
Essa foi uma das maneiras encontradas de se promover e incentivar os agricultores de Moita Bonita, que cultivam e comercializam a batata através da Cooperativa de Produção de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cooperafes). A cooperativa dos plantadores de batata doce realiza a maior parte da comercialização para fora e dentro do estado, reunindo produtores de Moita Bonita, Itabaiana e Malhador.
PAA e CPR Doação
A superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os estados da Bahia e Sergipe, Drª. Rose Pondé, parabenizou os agricultores familiares pelo trabalho e empenho na produção que vem auxiliando a Conab com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e com a Compra da Agricultura. Familiar com Doação Simultânea (CPR Doação), cuja finalidade é o atendimento às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. A superintendente exaltou o governo federal, que procura meios de matar a fome dos pobres e dar uma condição digna de vida as famílias dos agricultores familiares.
Lançado em 2003, o PAA já executou este ano mais de quarenta milhões em propostas. Em Sergipe, mais de 15 mil pequenos produtores já foram beneficiados com esse tipo de parceria, visto que antes eles não tinham meios de beneficiar e comercializar as batatas, caindo sempre em mãos de atravessadores. A Drª Rose parabenizou Vander Costa pela iniciativa e comentou sobre os progressos atingidos pela Conab, na comercialização – junto aos Perímetros Piauí e Jacarecica II, gerenciados pela Cohidro – que chegou este ano a R$ 1.158.429.60, segundo os últimos dados.
Dentro do programa, são atendidos asilos, escolas, maternidades, hospitais e associações de apoio social em geral. Durante o café da manhã, foram servidos aos que iam se credenciando sucos de frutas doados pela Conab e pães de batata doce feitos em Itabaiana. Para Tiê Prata, coordenador do PAA, da Secretaria de Estado da Inclusão Social, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), que representou a Secretária Maria Luci Silva, a festa foi surpreendente. Tiê repassou as palavras da secretária Luci, encaminhando os brindes para sorteio e seu desejo que a festa seja mantida para benefício dos agricultores que necessitam desse incentivo dos órgãos públicos.
O diretor presidente da Cohidro agradeceu as palavras do vice-prefeito, de Maria Mendonça, de Rose Pondé, da secretária Luci, e disse que a ideia foi boa porque estava voltada ao bem da população, dos agricultores, das famílias e daqueles que trabalham para colocar alimentos na nossa mesa. Vander Costa agradeceu a todos que estavam presentes, especialmente aos agricultores e à polícia; às empresas que encaminharam brindes, ao Incra, Sebrae, Deso, Conab; ao BNB, Icoderus e Perímetro Piauí, que montaram estandes para atendimento; à Petrobras, Senar e Banese; aos que trabalharam nos bastidores e às famílias das jovens que dão um brilho ainda maior à festa.
Concurso e diversão
Com a participação de agricultores conhecidos por terem “boa boca”, o presidente da Cooperafes, José Joelito Costa Santos, propôs que comesse 10 pães de batata ou bebesse em menor tempo um litro de suco. Sob aplausos, cada ganhador recebeu seu prêmio. Além disso, o Grupo de Juventude Unida na Fé apresentou o Reisado e o Grupo de Violão executou músicas mediante solicitação da platéia. Após o almoço, servido pela Brisa Mar Eventos, vários brindes foram sorteados.
Com a plateia já em rebuliço, começou o concurso da 2ª Rainha da Batata Doce. Onze candidatas, de diversos povoados do município foram inscritas. Na passarela desfilaram, por ordem de inscrição: Lais Góis de Carvalho, Jucikely Andrade Santos, Maria Izabel de Jesus Costa, Tainá Santos de Góis, Lucielma Souza de Jesus Santos, Silvania Mendonça Nunes, Ana Claudia Santos de Jesus, Maria Franciele dos santos, Cleidiane Barbosa Bispo, Maria Claudia Mendonça de Novais e Joyce Kelly de Jesus Lima.
A Rainha da Batata Doce de 2009, Sabrina Santana Pereira – estudante do 9º ano pelo Colégio Municipal Terezinha Santana dos Santos e que almeja se formar em Jornalismo – abriu o desfile. Sabrina falou que foi um prazer participar dessa promoção e que se sentia feliz com a empolgação das pessoas na festa. Segundo ela, “a riqueza de um povo está na força do seu trabalho e a riqueza de Moita Bonita está no cultivo da batata doce”.
Após a escolha por parte dos jurados, sob os gritos das torcidas organizadas foram nomeadas as três finalistas: 3ª colocada, Lucielma Souza de Jesus Santos com 176 pontos; 2ª colocada, Cleidiane Barbosa Bispo, com 185 pontos e a vencedora Tainá Santos de Góis, de apenas 15 anos, com 185,5 pontos – conquistando o título por apenas meio ponto de diferença. No intervalo do concurso, houve o momento do desfile da Batata Poposuda, trazendo à passarela a jovem Edileuza Alves de Jesus, com toda a sua descontração e irreverência.
Mais uma vez, Joelito comandou o sorteio dos brindes no restante da tarde; kit de EPI’s; pá, cavadores, enxadecos, carrinhos de mão; sacos de adubos, utensílios domésticos, e várias confecções. O presidente da Cooperafes também estava satisfeito pelo sucesso devido à participação dos agricultores e dos parceiros que doaram os brindes, sempre citados durante o sorteio. Segundo ele, “esse é um dia dedicado ao laser e a comemoração dos agricultores. É a hora da alegria, do congraçamento entre as famílias”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Moita Bonita consagra realização da Festa da Batata Doce – Fotos: Ascom/Cohidro