[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O projeto piloto implantado pela Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, para reestruturação da feira do conjunto Orlando Dantas está obtendo resultados bastante positivos.
O projeto de modernização teve como pontos básicos a redistribuição das bancas, de forma a dar mais espaço para a circulação dos consumidores, instalação de sanitários químicos e o reordenamento dos setores da feira. A proposta da Emsurb é fazer com que as mudanças implementadas no Orlando Dantas sejam um modelo para as demais feiras da cidade. Com a nova disposição das barracas, além de mais espaço para a circulação de pessoas, as garagens e as portas das casas não ficam obstruídas.
O reordenamento da feira teve o objetivo de preservar a praça Major Honorino, recém-inaugurada pela prefeitura. A feira é realizada sem danificar os equipamentos da praça, pois as barracas ficam instaladas na rua e os produtos vendidos no entorno da praça produzem pouco lixo. Para maior conforto de comerciantes e consumidores, a Emsurb disponibilizou sanitários químicos ao longo da feira, evitando assim que necessidades fisiológicas fossem feitas em locais impróprios, também outro motivo de reclamação da comunidade.
Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, as feiras livres devem passar pelo mesmo processo de mudança. “Nós introduzimos as modificações na feira do conjunto Orlando Dantas por ser uma das maiores da capital. No próximo ano, vamos estender essas mudanças a outros bairros e fazer das feiras livres de Aracaju locais onde as pessoas possam fazer suas compras com conforto e com um padrão de organização e higiene que as motivem a freqüentar sempre as feiras”, disse.

Melhorias
Para a comunidade do Orlando Dantas, as modificações trouxeram melhorias significativas. Para a dona de casa Maria do Carmo Silva, a feira sempre foi um atrativo pela variedade de mercadorias e por elas terem uma qualidade muito boa. “Agora a gente sente que a feira está organizada, limpa e isso atrai mais ainda para fazermos nossas compras”, disse a dona de casa.
Outra preocupação da Emsurb na reestruturação da feira foi quanto à limpeza. Com a estipulação de um horário para que as bancas fossem armadas e desmontadas, a equipe de limpeza pode ser feita de forma mais rápida. As bancas são montadas entre o horário das 18 horas às 22 horas do sábado, com o encerramento da feira estipulado para as 13 horas do domingo. A retirada dessas bancas acontece até às 14 horas.
“Com esse horário estipulado, não só facilitamos a limpeza do local, mas também reduzimos os incômodos causados aos moradores das ruas onde a feira é realizada”, disse Osvaldo Nascimento, referindo-se às constantes reclamações quanto ao barulho em horários impróprios.
Para os feirantes, o projeto da prefeitura proporciona uma melhoria também nas vendas, já que o consumidor se sente atraído pela organização e higiene da feira. A Emsurb determinou que cada barraca tenha à disposição uma sacola plástica para acondicionar o lixo. No setor de carne e peixe a empresa destinou tonéis para que os restos não sejam jogados no chão.
Osvaldo Nascimento explicou que as modificações serão implantadas gradativamente nas feiras do José Conrado de Araújo, bairro América e Jardim Centenário, entre outras. “A proposta da Administração Municipal é reestruturar todas as feiras livres de Aracaju e proporcionar mais conforto e qualidade no serviço prestado à população”, completou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.