Mobilização para diagnóstico da sífilis chega a Cristinápolis
Na manhã dessa quarta-feira, 3, a campanha “Elimine a Sífilis” chegou à Cristinápolis. A ação está levando o teste rápido para detectar a Sífilis e o HIV/Aids aos municípios sergipanos e, dessa vez, teve como foco especial mobilizar os caminhoneiros que passaram pela BR-101.
Esta é uma iniciativa do Ministério da Saúde e, em Sergipe, está sendo promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da gerência Estadual do programa de DST/Aids, com a parceria de 31 Secretarias Municipais de Saúde.
Com a ação, pretende-se dar visibilidade ao problema da sífilis, ampliar o acesso da população ao teste rápido, informar sobre a doença e sintomas, além de promover ações de educação em saúde.
Em um movimentado posto da estrada, a unidade móvel “Fique Sabendo” ficou estacionada e a equipe composta por profissionais das Secretaria Estadual e Municipal da Saúde iniciaram suas atividades. Enquanto a equipe multiprofissional realizava os testes na unidade, os agentes comunitários de saúde mobilizaram a população nas residências e os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fizeram a intervenção dos caminhoneiros.
“Foram disponibilizados 100 testes rápidos, sendo 50 para o HIV/Aids e 50 para a sífilis. Se o resultado para a sífilis for positivo, o cidadão será encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima de residência. No caso do HIV/Aids, o sergipano será encaminhado para o Cemar Siqueira Campos e aqueles que são de outros estados, serão direcionados para o serviço de DST/Aids da cidade de origem”, explicou o gerente do programa Estadual DST/AIDS, Almir Santana.
De acordo com a secretária da saúde de Cristinápolis, Gislandes Rocha, a parceria foi importante para levar a informação à população. “Essa ação marca a disponibilização do teste rápido na unidade básica de Saúde Maria Dantas Carvalho. A partir dessa quinta-feira, 4, o teste já estará disponível na unidade para quem tiver o interesse de fazer”, garantiu.
Para o caminhoneiro Hugo D’Leon, esta iniciativa foi aprovada. “Além de ter a oportunidade de fazer o teste gratuitamente e ficar tranquilo com o resultado, posso também obter mais informações e me alertar quanto aos riscos que posso correr”, pontuou.
Mobilização nacional
Através da campanha “Elimine a Sífilis”, o Ministério da Saúde pretende avançar para o processo de eliminação da sífilis congênita no Brasil até 2015. Ao todo, foram disponibilizados 3.500 testes para o período.
Em Sergipe, a ação dará continuidade no próximo sábado, 06, no município de Estância.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Mobilização para diagnóstico da sífilis chega a Cristinápolis – gerente do programa Estadual DST/AIDS
- Almir Santana Fotos? Ascom/SES