[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez uma mobilização no último sábado, 31, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, com o tema ‘Juventude Livre de Tabaco’. A ação aconteceu nos dois shoppings da capital e contou com 120 pessoas entre os técnicos da Covisa, estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e alunos de algumas escolas estaduais.

"Foi uma ação educativa, não havia nenhuma intenção de se utilizar o poder de polícia, o objetivo era provocar no cidadão a necessidade de uma reflexão sobre os danos provocados pelo fumo e as estratégias da indústria de ‘seduzir’, sobretudo os jovens, para aumentar seus lucros", explicou Antônio Pádua, coordenador da Vigilância Sanitária da SES.

"Mascarar o gosto ruim do cigarro, verificado pelo jovem no seu primeiro contato com o cigarro é outra artimanha, adicionando produtos que mudam o gosto do cigarro. A partir do primeiro contato, a nicotina com seu alto poder de causar dependência faz o resto", disse Pádua.

A mobilização foi realizada primeiro no Shopping Jardins e, em seguida, no Shopping Riomar, com o apoio da Coordenação de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da SES, que também deu suporte às ações nos municípios. "A aceitação das pessoas foi o ponto alto, pois várias vezes o grupo que carregava cartazes e distribuía material educativo foi aplaudido", disse Antônio Pádua.
 
De acordo com o coordenador, houve momentos em que foram flagradas algumas pessoas fumando sob o olhar negligente dos funcionários dos shoppings. A lei 9294/96 proíbe o uso de tabaco em ambientes coletivos fechados.

"A Covisa vai retomar a discussão com o Ministério Público Estadual para exigir o cumprimento da lei e outras ações educativas terão continuidade nas escolas da rede estadual e outros segmentos deverão ser convidados a se engajar nessa luta, porque não basta a ação punitiva é necessário a participação do cidadão", completou Pádua.

Tratamento de fumantes

O Programa de Abordagem e Tratamento de Fumantes criado pelo Ministério da Saúde garante o acesso do usuário que deseja parar de fumar às unidades de saúde da atenção básica, de média e de alta complexidade, oferecendo o que há de mais eficaz em termos de cessação do tabagismo.

O programa está implantado em Sergipe nos municípios de Aracaju, Arauá, Estância, Capela, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Pedrinhas, Própria, São Cristóvão. A partir de 2008, os municípios de Aquidabã, Barra dos Coqueiros, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Maruim, Poço Redondo e Neópolis, foram capacitados pela DANT e entraram para o programa.

Em Sergipe, no ano de 2007 participaram do programa 489 fumantes maiores de 18 anos nas nove cidades. Em Aracaju, participaram do programa 126 fumantes, dos quais 48,33% deixaram de fumar, 17,44% abandonaram o tratamento.

Clique aqui para saber como parar de fumar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.