Mobilização artística `Em nome da paz´ alerta população sobre violência urbana
O trabalho, que será apresentado a partir das 17 horas pelo grupo de atores da Escola de Artes, é resultado de uma pesquisa feita em Sergipe sobre o elevado índice de violência urbana e o aumento do número de assassinatos, com a consequente banalização dos crimes, que atinge principalmente os jovens.
Segundo dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a violência urbana tem atingido índices alarmantes em todo o país. Os números apontam que só em 2005 foram mais de 104 mil casos de mortes violentas, resultantes de assassinatos, suicídios, acidentes, etc. Em Sergipe, de 2004 a 2006, os números de vítimas chegam a 1.473.
Sensibilizada com este cenário, a professora de teatro Maria Carneiro explica como surgiu a idéia da encenação pública. “A partir dos dados dessa pesquisa, resolvemos criar oito cenas que enfocam situações de violência urbana. Serão representados cenicamente crimes com arma branca, arma de fogo, espancamento, suicídio, acidente de trânsito, violência doméstica, incêndio e afogamento, com o intuito de sensibilizar as pessoas presentes no local”, conta.
A professora ressalta que a encenação é parte do compromisso social da Escola de Artes com a sociedade. “O objetivo é incentivar a sociedade a analisar, discutir e refletir sobre o sofrimento e as conseqüências provocados pelos atos criminosos. Por outro lado, queremos despertar a consciência critica dos direitos e da cidadania dos indivíduos”, defende.
A encenação `Em nome da paz´ será acompanhada pela banda `Metais de Aracaju´, grupo que também é integrante da Escola de Artes, que executará músicas clássicas como pano de fundo de cada ato cênico.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]