[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text] 

Uma missão organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) levou gestores públicos e empreendedores do ramo de confecção das cidades de Itabaianinha e Tobias Barreto, às cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, em Pernambuco. A iniciativa, que contou com um total de 36 participantes, fez com que todos tivessem a oportunidade de conhecer a história e o desenvolvimento da atividade de confecção na região.

Durante a missão os visitantes puderam conhecer todo o processo de implantação e administração dos centros de comercialização das três cidades, incluindo o Santa Cruz Moda Center, um dos maiores parques de confecção do país, na cidade de Santa Cruz, o Parque das Feiras, na cidade de Toritama e o Pólo Comercial de Caruaru.

De acordo com a técnica da Sedetec, Jussara Alves, uma das coordenadoras da missão, o pólo de confecções que abrange os três municípios conta com três centros de comercialização. “As prefeituras locais doaram o terreno, os boxes e lojas foram vendidos aos empresários e a administração é feita em forma de condomínio, o que possibilita maior participação e união dos empresários”, destacou, ao observar que essas informações foram consideradas importantes pelo grupo de Sergipe.

Durante a viagem, os visitantes sergipanos também tiveram a oportunidade de conhecer a atuação da Associação dos Confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), instituição que tem tido papel importante na promoção do crescimento da atividade no município. Além disso, puderam visitar fábricas de confecção de jeans, lavanderia e fábrica de confecção de bordados, nas cidades de Toritama e Santa Cruz. O grupo foi recepcionado pelo prefeito de Santa Cruz, José Augusto Maia, que relatou sobre o impacto do Moda Center no desenvolvimento e na economia do município.

Os visitantes também observaram as ações públicas em prol da atividade nos municípios da região, através de reunião com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Caruaru, Wanberto Barbosa, e da visita ao Centro Tecnológico da Moda, unidade vinculada ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa do Estado de Pernambuco.

Geração de empregos

O Pólo de confecções que envolve os três municípios visitados, emprega aproximadamente 80 mil pessoas e conta com aproximadamente 12 mil empresas. O grupo observou como característica local a de que não existem grandes indústrias nesse setor. “As empresas em sua maioria são de micro, pequeno e médio porte. É como se a região fosse uma grande loja”, destacou Sílvia Matos, outra técnica da Sedetec que acompanhou a missão.

Segundo ela, uma peculiaridade é que a indústria de confecção é uma indústria seca, ou seja, consome pouquíssima água, já que os tecidos não são fabricados na região. “Essa característica se assemelha muito às condições dos municípios sergipanos de Itabaianinha e Tobias Barreto, onde o setor de confecções é mais concentrado no Estado”, avaliou.

De acordo com as técnicas do Departamento Técnico da Sedetec, responsáveis pela coordenação da viagem, os empreendedores de micro e pequenas empresas de Sergipe consideraram a missão um fato importante que vai ajudar no planejamento do setor nos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto.

A missão é uma ação do Governo de Sergipe, através da Sedetec, em parceria com o Sebrae, em favor do desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL) do Estado. Ela teve um papel importante na troca de experiências e informações e na construção de uma visão de como adequar o que foi visto à realidade e necessidade sergipana.

"O Governo de Sergipe entende que a organização de APL é uma estratégia efetiva para o fortalecimento de micro e pequenos negócios, especialmente no interior do Estado, sendo que essa ação faz parte de um conjunto de iniciativas que serão intensificadas de agora em diante, com o apoio do Governo Federal e das instituições parceiras que formam o Núcleo Estadual de APL", informa o secretário Jorge Santana.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.