[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A ONG Missão Criança, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, iniciou na manhã de hoje, dia 07, no Espaço Sebrae, localizado na avenida Tancredo Neves, bairro América, o curso de formação de agentes públicos e populares do bairro Santa Maria. O objetivo do curso é coletar informações sobre as demandas da comunidade do bairro e integrá-las ao Plano Piloto de Ações Integradas no Santa Maria.
O evento é mais uma etapa da Oficina de Gestores Municipais, realizada entre os dias 15 e 19 de abril, e será coordenado pelo mestre em Sociologia e gerente de Acompanhamento do Missão Criança/Brasília, Carlos Henrique Araújo e pelo ex-secretário-adjunto da Criança e Assistência Social do governo do Distrito Federal e secretário-executivo do Missão Criança, Marcelo Aguiar, que chega amanhã a Aracaju.
Participam da capacitação representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Participação Popular e a Guarda Municipal. Além dos órgãos do município, estão também representadas no evento todas as instituições que trabalham com a comunidade carente do bairro, como o Instituto Joana de Angelis, a Pastoral dos Pobres, a Sociedade de Ensino e Reabilitação Rosa Azul, do projeto Gurilândia, dentre outros.
A abertura do curso foi feita pela ex-presidenta da Fundat, Conceição Vieira. Em sua apresentação, Conceição ressaltou a importância de um plano de ações integradas para a obtenção de resultados positivos. De acordo com ela, é preciso que a comunidade saiba passar para os jovens uma boa base emocional e intelectual, através de atividades que desenvolvam o potencial dos indivíduos.
Após a palestra de Conceição Vieira, cada participante se apresentou e falou sobre as expectativas em relação ao curso. Todas as idéias foram escritas e expostas num mural.
Em seguida, Carlos Henrique falou sobre a importância da integração para as políticas públicas. “As políticas sócias não dão certo quando são utilizadas de forma fragmentada”, disse.“Cursos como o de hoje são interessantes porque possibilitam que as pessoas que trabalham diretamente com as questões da comunidade e até as próprias excluídas participem”, completou.
Para o período da tarde, está prevista a apresentação do diagnóstico com os principais problemas detectados no bairro Santa Maria. A partir das informações contidas nesse relatório, os participantes discutirão propostas alternativas para solucionar os problemas a partir das experiências de cada um.
Para a realização do evento, que se estende até o dia 10 de maio, a Missão Criança contou com o apoio do Sebrae e da agência Conceito Comunicação Integrada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.