Miss Brasil visita programas sociais da Semasc
O Programa GestAção, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Instituto G. Barbosa, foi um dos objetivos da viagem de Natália Guimarães a Aracaju. O projeto beneficia gestantes, inclusas no Programa Bolsa Família, e foi criado na perspectiva de proporcionar geração de renda e autonomia financeira a mulheres gestantes que vivem abaixo da linha da pobreza em Aracaju.
A visita emocionou não só as gestantes, mas também crianças, adolescentes e idosos de outros programais sociais desenvolvidos pela Semasc, naquele Centro Especializado da Assistência Social. Acompanhada pela secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, e por representantes do Instituto G. Barbosa, Natália Guimarães conheceu todos os compartimentos do Centro de Referência, onde são executados os projetos sociais da Semasc.
Além de ser recebida com muito carinho, a Miss Brasil assistiu a uma série de apresentações culturais. Ela pôde conhecer de perto o talento de Rodrigo Santos da Silva- destaque da Oficina de Karatê do Projeto Criança, dos adolescentes da Oficina de Hip Hop e também de alguns idosos, que fazem parte do Grupo de Convivência da Terceira Idade da Semasc.
Natália Guimarães ficou impressionada com os trabalhos que são desenvolvidos pela Semasc para atender a população que vive em situação de risco e vulnerabilidade social. “Eu achei muito interessante esse trabalho que é feito aqui. É muito bom saber que tem gente preocupada em ajudar o próximo, principalmente essas gestantes, porque aqui elas vão começar com o pé direito, aprender como cuidar dos filhos e, também, já vão começar a ter um trabalho e isso é muito lindo”, comenta a Miss Brasil.
Ela também ficou encantada com o trabalho social feito com as crianças e os adolescentes. “Achei maravilhoso. O trabalho é lindo”, resumiu. “Eu acho que, desde o começo da vida, essas crianças têm que ter esse incentivo e o esporte é uma saída. O mundo das artes é maravilhoso, porque a criança começa a ter um ciclo de amizade muito saudável e isso é muito importante. Com certeza, vou levar uma imagem de um povo lindo, muito alegre, carinhoso e que me recebeu muito bem aqui e, principalmente, vou levar comigo essa imagem desses projetos sociais que são fabulosos”, complementou a Miss.
A população atendida pela Semasc ficou emocionada com a presença da Miss Brasil. Grávida de seis meses, Gilvanete Jesus dos Santos não escondeu a alegria ao falar com a Miss. “Nunca falei com uma pessoa importante e hoje estou tendo essa oportunidade”, comentou, chorando, emocionada. “A gente está muito feliz aqui hoje e estou me sentindo o máximo, porque estou falando para a Miss como esse Projeto é maravilhoso e que, tenho certeza, vai abrir as portas para mim quando eu sair daqui”, observou.
Para a coordenadora de Proteção Social Básica da Semasc, Yolanda Oliveira, responsável pelo Projeto GestAção, essa iniciativa de estar trazendo a Miss Brasil traduz abertura de oportunidade para ampliar parcerias.
“É uma forma de mostrar esse trabalho e o que vem sendo feito pela Semasc. Até pode trazer mais recursos para esse projeto porque, apesar de ser uma política pública, precisa de apoio da sociedade. Com certeza, a Miss Brasil, conhecendo esse trabalho que vem dando certo graças à parceria da Semasc com o Instituto G. Barbosa, pode proporcionar um reconhecimento maior. Com certeza, também, eleva a auto-estima dessas gestantes só pelo fato de estar conhecendo pessoalmente a Miss Brasil”, esclarece Yolanda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]