[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Depois de apresentar o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação e conhecer as estratégias de Sergipe para essa área, o ministro da Educação, Fernando Haddad, visitou nesta quarta-feira, 25, a Escola de Educação Especial João Cardoso Nascimento, no bairro Grageru. Ele foi acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima.

O ministro Fernando Haddad fez questão de parabenizar a equipe da Escola Estadual João Cardoso do Nascimento e reforçar o compromisso do Governo Lula com a Educação Especial. A escola atende a crianças de 0 a 12 anos com necessidades especiais. São 200 alunos distribuídos em 17 salas de acordo com o grau de deficiência. "Ao serem matriculadas, as crianças passam por uma avaliação e, de acordo com o perfil de cada uma, são encaminhadas para iniciar os trabalhos. Geralmente começamos com coordenação motora", informou a psicopedagoga Miriam Guimarães, coordenadora da escola.

Inicialmente, o ministro da Educação conheceu a sala de estímulo à coordenação motora e verificou a prática de exercícios que aceleram, principalmente, a fala e o deslocamento. Em seguida, ele conheceu a estudante Lílian Santos Silva de 12 anos, que é deficiente visual. Lílian e mais seis crianças mostraram ao ministro os avanços que já obtiveram no processo de alfabetização com o Braille. Ela formou palavras, leu frases e agradeceu a Fernando Hadad pela visita. "Estou muito feliz em receber o ministro em nossa escola. É a primeira vez que isso acontece", disse ela, sorridente.

A diretora Vânia Junqueira explicou a Haddad que a escola também oferece aulas de natação, exercícios com brinquedos lúdicos, jogos e recreação, além de atividades manuais que ajudam no desenvolvimento da criança com necessidades especiais.

A visita foi encerrada no pátio com apresentação de uma espécie de quadrilha junina, na qual as educadoras fizeram uma apresentação com crianças com dificuldades motoras. Em seguida, o ministro da educação viajou para Alagoas, onde apresentará o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.