[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, classificou como “exuberante” o trabalho desenvolvido pela administração do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, na área da saúde pública. De acordo com ele, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Aracaju inspirou o adotado pelo Governo Federal e a experiência da cidade com o cartão SUS é a melhor do Brasil. As afirmações foram feitas durante a inauguração da Farmácia Popular, realizada no fim da tarde de hoje.

“Eu estou impressionado com o conhecimento de Marcelo Déda na área da saúde. Oxalá nós tivéssemos nas cidades e capitais brasileiras prefeitos tão entusiasmados para trabalhar em prol do desenvolvimento estratégico do sistema de saúde quanto ele”, elogiou Saraiva Felipe, que também fez questão de ressaltar o trabalho do secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho.

Para o ministro, a vinda a Aracaju a despeito de sua agenda apertada em Brasília foi um presente. “Fui premiado com a possibilidade de conhecer uma situação que nos remete para bem longe da crise enfrentada pelo país. É bom constatar que, assim como no ministério, a crise não tem contaminado o trabalho da Prefeitura de Aracaju”, afirmou.

O difícil processo de municipalização plena da saúde, assumido pela gestão de Marcelo Déda desde 2001, deu autonomia à prefeitura para gerir a pasta integralmente. De lá para cá, 12 unidades de saúde foram construídas e 37 reformadas e ampliadas. Aracaju atingiu e chegou a ultrapassar as metas de cobertura vacinal estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e foi um dos primeiros municípios a cumprir a lei que determina a destinação de 15% do orçamento para a saúde. Enquanto em 2001 a cidade dispunha de apenas R$ 3,8 milhões para serem aplicados na área, hoje o valor aumentou 10 vezes e já chega a quase R$ 40 milhões.

“A maior obra de minha administração é ver que estamos produzindo um trabalho em prol da vida humana, vida em plenitude e vida para os mais pobres, aqueles que realmente precisam do poder público”, afirmou o prefeito Marcelo Déda ao destacar a redução de 25% da mortalidade infantil em Aracaju nos primeiros quatro anos de sua gestão. O índice é resultado da integração de ações da saúde somadas a obras de saneamento, geração de emprego e renda e tantas outras desenvolvidas pela prefeitura.

O sistema de regulação contra fraudes do município permite o controle total dos investimentos. “A saúde é para dar resultado de qualidade de vida para o povo, e não resultado político para mim. Estamos protegendo o dinheiro do povo e dando eficiência a cada centavo”, disse o prefeito ao lembrar também o concurso para variadas carreiras da saúde, realizado pela sua administração depois de 16 anos.

Além das três inaugurações realizadas em parceria com a prefeitura, o ministro Saraiva Felipe assinou hoje com o governo do estado um contrato para garantir o funcionamento de 22 hospitais de pequeno porte em Sergipe, com número de leitos que variam de cinco a 30.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.