[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante coletiva na manhã de hoje, sexta-feira, no Hotel Parque dos Coqueiros, o ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciou que vai apoiar o esforço do prefeito Edvaldo Nogueira para que Aracaju receba alguma seleção na fase preparatória da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. O argumento principal é que a capital sergipana apresenta as condições necessárias para co-sediar um evento desse porte, como boa qualidade de serviços – transporte urbano e hospitais -, rede hoteleira com quase cinco mil leitos e um ambiente seguro e tranqüilo para os atletas.

"Discutimos com o prefeito e o governador Marcelo Déda, que estão dispostos a trabalhar nesse sentido. Acreditamos que Aracaju reúne condições muito favoráveis para participar da Copa do Mundo. Essa será uma oportunidade única de promover e divulgar a cidade", afirmou o ministro. Para Orlando Silva, esse grande evento esportivo vai contribuir para a modernização não apenas dos estádios, mas sobretudo da infra-estrutura de portos, aeroportos, estradas, telecomunicações e toda a logística do país.

Sobre a expectativa de reforma dos estádios brasileiros, incluindo os de Sergipe, com o advento da Copa do Mundo, o ministro salientou que a intenção do Governo Federal é deixar esse investimento para a iniciativa privada. "A nossa linha é não investir um centavo na construção e recuperação de arenas porque acreditamos que há mercado para o setor privado. Estive pessoalmente com vários empresários que demonstraram interesse em assumir esse compromisso", argumentou.

Pioneirismo

Outra boa notícia trazida pelo ministro é que Aracaju vai ser a primeira cidade brasileira a receber a Praça da Juventude, uma experiência piloto do Governo Federal que, em parceria com as prefeituras, vai levar equipamentos de lazer, cultura e esporte para buscar a inclusão social dos jovens de baixa renda. O compromisso assumido pelo Ministério do Esporte é que, a partir do início de 2008, a capital sergipana conte com os recursos necessários para viabilizar a construção de ginásios e quadras poliesportivas, campos de futebol e de salto à distância, área para convivência de jogos de mesa e até mini-teatros de arena para atividades culturais.

"Vamos multiplicar essa experiência pelo país inteiro e criar espaços para a vivência juvenil. Quando se anda pelo interior, percebemos que a praça e o entorno das Igrejas são os locais onde tudo se concentra. Nas capitais, embora existam alguns espaços livres, há pouca qualificação e poucos equipamentos. Por isso, estamos criando alternativas saudáveis para ocupação do tempo livre da juventude", avaliou Orlando Silva.

Segundo Tempo

O objetivo da visita do ministro Orlando Silva a Aracaju foi lançar o novo formato do programa ‘Segundo Tempo – o esporte e a escola no mesmo time’, que vem para democratizar o acesso à prática e à cultura esportiva como instrumento educacional. O público alvo é formado por alunos de escolas públicas de ensino médio e fundamental localizadas prioritariamente em áreas de risco social.

Implantado em 2005 pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Fundat), as principais mudanças nessa segunda versão do programa estão na ampliação de três mil para cinco mil crianças atendidas e a vinculação ao projeto pedagógico das escolas. Também serão incluídos mais 200 alunos portadores de necessidades especiais. "Esse é um esforço para alongar a jornada escolar e fazer com que os jovens permaneçam mais tempo no ambiente educacional, de modo que ficam protegidos da exposição aos riscos e a situações de vulnerabilidade social", salientou.

A metodologia do ‘Segundo Tempo’ se baseia na utilização do turno oposto ao das aulas regulares para o desenvolvimento de atividades esportivas monitoradas, acompanhadas de reforço alimentar e de ações de caráter educativo mais geral, incluindo a abordagem de temas transversais como higiene pessoal, sexualidade e afetividade. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o apoio do Ministério do Esporte tem sido de fundamental importância para Aracaju. "Através da prática esportiva recuperamos e damos oportunidades a milhares de crianças que estão em situação de risco. Com a ampliação do alcance social desse projeto, vamos dar um salto de qualidade e integrar os jovens nos bairros e periferias", observou.

Veja mais…

Prefeito de Aracaju e Ministro do Esporte lançam o novo formato do programa Segundo Tempo

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.