Ministro da Saúde anuncia outras medidas para socorrer municípios castigados pelas chuvas
Dentre as medidas anunciadas estão as 2,5 toneladas de remédios que já foram encaminhadas pelo governo federal a diversas regiões afetadas em todo o país, especialmente para tratar de doenças associadas às chuvas como cólera, leptospirose e doenças de pele e respiratórias, a liberação do teto máximo de internação hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios que decretaram calamidade, e a distribuição já realizada de mais de mil toneladas de alimentos. Além disso, Humberto Costa anunciou que o Ministério dos Transportes vai investir cerca de R$ 80 milhões na recuperação de rodovias destruídas ou danificadas em diversos estados, inclusive Sergipe. Uma das preocupações mais enfatizadas pelo ministro foi a de trazer soluções não apenas provisórias, mas definitivas como a reconstrução das casas que desabaram em locais onde não haja risco iminente de novos alagamentos.
Citando outras medidas que caracterizam a presença marcante do governo federal no socorro aos municípios que foram castigados pelas chuvas, o ministro Humberto Costa foi taxativo: “Não queremos fazer política partidária. Vamos cumprir com a nossa responsabilidade social”. Antes, o ministro ouviu do coordenador geral da Frente Nacional de Prefeitos – FNP, Marcelo Déda, um relato sobre a ajuda do governo federal aos municípios sergipanos e enumerou as ações da Petrobras, Codevasf, Incra e o Exército. Depois de informar, ainda, que em Aracaju 32 famílias, que tiveram suas casas destruídas – parcial ou totalmente, foram abrigadas em casas alugadas pela prefeitura, Marcelo Déda observou que as populações e prefeitos estão ansiosos por soluções definitivas, o que mais tarde Humberto Costa anunciou como meta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Destacando a visita que o presidente da República fez ontem, quarta-feira 4, aos Estados de Pernambuco e Piauí, o prefeito Marcelo Déda lembrou que neste momento não podem faltar casas, comida e remédio. O prefeito de Propriá, Renato Brandão, ao falar em nome dos prefeitos da região do Baixo São Francisco, disse que o município por ele administrado contabiliza um prejuízo de R$ 1,3 milhão e mostrou-se preocupado com as famílias que perderam suas colheitas: “Não precisamos de linhas de financiamentos, queremos crédito para cobrir as despesas dos desabrigados e comprar adubo, sementes e máquinas para replantar tudo que foi destruído”. Ainda discursaram o prefeito de Poço Redondo, Enoque Salvador, e o governador de Sergipe, João Alves, que depositaram confiança nas medidas adotadas pelo governo federal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ministro da Saúde anuncia outras medidas para socorrer municípios castigados pelas chuvas – Fotos: Márcio Dantas