[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir das 13 horas, no Hotel Parque dos Coqueiros, acontece a solenidade de instalação nacional da Rede Olhar Brasil, que contará com as presenças do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do secretário do Audiovisual do Ministério, Orlando Senna, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e do diretor da Agência Nacional de Cinema, Manoel Rangel. Logo após a solenidade será realizada uma Coletiva de Imprensa.

A partir da assinatura do convênio, um Conselho Gestor começará a desenvolver e executar o projeto em Aracaju. Este Conselho será formado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Casa Curta-SE, Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor), TV Cidade, Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc/SE), Missão Criança Aracaju e Centro de Cultura e Arte de Sergipe (Cultart/UFS).

A Rede irá integrar as ações de fomento à produção independente, formação e difusão audiovisuais previstas no Programa Olhar Brasil, que passam a ser desenvolvidas pelos 11 Núcleos de Produção Digital, por diversas regiões do país. Segundo Karlene Sampaio, presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (Funcaju), a Rede Olhar Brasil é um estímulo fundamental na linguagem da comunicação e da produção independente. “O projeto em Aracaju vai permitir a inclusão social e a democratização na formação e difusão audiovisuais, trazendo informações e a profissionalização para os interessados nessa área”, declara, ressaltando que a produção audiovisual em Aracaju vai aumentar, mudando o cenário atual.

O Projeto Olhar Brasil prevê a cessão de equipamentos (de iluminação, captação de som e imagem, edição não-linear e finalização) por parte do Ministério da Cultura aos membros da rede, assim como suporte logístico através do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) da Secretaria do Audiovisual e da Cinemateca Brasileira, além de recursos para a implementação de plano de formação e aprimoramento profissional e artístico. Em contrapartida, cada parceiro selecionado custeará os recursos necessários para a estruturação material, humana e financeira dos Núcleos de Produção Digital, como previsto no Edital de Concurso nº 01/2005. O Programa Olhar Brasil será viabilizado em uma inédita parceria no campo das políticas públicas, de convergência entre produtores, poder público e mercado, em nível estadual e regional.

Outras informações: (79) 3218-7878 / jornalismo@aracaju.se.gov.br.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.