[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para debater e concluir o processo de composição da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL), que está sendo criada pelo Ministério da Cultura (MinC), será realizada hoje, 5, às 10 horas, no auditório do Banco do Nordeste, a primeira de uma série de cinco videoconferências. O evento acontecerá, simultaneamente, no Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, com geração e transmissão do BNB a partir de Fortaleza, onde estará o responsável pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Galeno Amorim, que está coordenando a estruturação da CSLL.

Em Sergipe, o evento será coordenado por Vera Villar, da Coordenação de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). A videoconferência, organizada em conjunto com a Representação do MinC no Nordeste (RRNE), deverá reunir dirigentes de entidades da cadeia do livro, autores, fabricantes de papel, gráficas, editoras, distribuidoras, livrarias, trabalhadores do setor, bibliotecários, especialistas em leitura e ainda representantes de organizações não-governamentais e dos governos federal, estadual e municipal.

“É a primeira vez que o MinC faz algo de concreto nesta área”, afirmou Villar, ao lembrar que a proposta para composição e funcionamento da Câmara Setorial do Livro e Leitura foi amplamente debatida com as entidades e personalidades da área do Livro, Leitura, Criação e Bibliotecas. Eles vêm discutindo, desde o ano passado, critérios para sua formação, papel e poderes e, ainda, as instituições que devem ser representadas no organismo, cujo mandato inicial deve ir até dezembro, quando será feita uma primeira revisão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.