[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os participantes do XV Encontro Estadual do Proler e V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), que acontecem na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), desde a última quarta-feira, 24, foram presenteados com três minicursos e uma exposição. Com temas variados ligados à memória e à leitura, o evento tem o objetivo de formar leitores e estimular a qualificação de mediadores de leitura.

O diferencial este ano foi a inserção de minicursos no período da noite para atingir um público maior. Além disso, a freqüência teve um aumento em relação ao ano anterior, totalizando mais de 130 inscritos.

A professora Tânia Cristina, que participa do Proler há 12 anos, afirma que os minicursos ajudam muito no seu trabalho. “Esse ano o evento está tratando da questão da memória, reforçando justamente que ela  é muito importante para nós nos entendermos enquanto leitores”, conta.

A estudante de Biblioteconomia Elisângela Gomes concorda com a opinião da colega. “Estou aprendendo sobre muitos temas e muitos assuntos que não tinha tanto conhecimento, e isso é muito bom”, declara.

Outro ponto importante do evento é a exposição que tem como tema ‘A Roda de Leitura – Literatura em Sergipe’, que expõe a vida e a obra de vários escritores que não necessariamente nasceram no Estado, mas que escreveram suas obras aqui.

Os eventos

O XV Encontro Estadual do Proler e V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas são especiais por estarem celebrando os 15 anos de Proler. “Esse momento é de grande importância porque conseguimos em um único evento trabalhar agentes de biblioteca, professores, bibliotecários, mediadores de leitura e estudantes universitários”, explica Sônia Carvalho, diretora da BPED.

Para a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Elisa Machado, essa é uma oportunidade para que ela possa se aproximar das ações que o Estado está liderando. “É uma ocasião para nós trocarmos informações, experiências e aprendizado”, destaca.

Rosineide Santana, que é coordenadora das Rodas de Leitura sobre literatura em Sergipe, destaca por sua vez, que a intenção do evento, é fazer crescer a ideia de que a leitura não só é muito importante para a formação, mas que também é um prazer. “O Monteiro Lobato disse há alguns anos que um país se faz de homens e livros e a gente atualiza isso dizendo que um país se faz de homens, livros e leitura”, finaliza.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.