[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A alegria e sensação de vitória contagiaram os alunos, pais e professores que compareceram à festa dos aprovados nos vestibulares 2012, realizada na noite da última quinta-feira, 1º, no espaço de eventos da orla de Atalaia. Promovida pelo Governo do Estado, a comemoração reuniu boa parte dos 3.733 alunos que conquistaram uma vaga em cursos superiores em diversas faculdades e, sobretudo, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).  A comemoração contou com as presenças do cantor baiano Netinho e da cantora sergipana Maysa Reis, que animaram a festa.
 
Na ocasião, os 20 alunos mais bem pontuados no vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram premiados com uma caderneta de poupança doada pelo Banese. As seis escolas que tiveram o maior número de aprovação também foram premiadas com troféus e um data show.
 
Jefferson Souza Santana, 19 anos, foi um dos alunos contemplados com uma caderneta de poupança no valor de R$ 3 mil. Matriculado no polo do Pré-Universitário do Colégio Estadual Governador Valadares, o jovem foi aprovado em primeiro lugar no curso de Farmácia da UFS. “Esse prêmio é o fruto do apoio de minha família e do incentivo de meus professores que, com muita competência, provaram a todos que alunos da escola pública têm capacidade de ingressar numa universidade e ter um futuro promissor”, declarou o aluno.

Essa também foi a opinião de Evando dos Santos Junior, que concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Arício Fortes e foi  aprovado em terceiro lugar no curso de medicina da UFS. “Estou muito feliz com essa homenagem que o Governo de Sergipe preparou para os estudantes aprovados nos vestibulares 2012, pois é uma maneira de mostrar à sociedade que é possível um aluno de escola pública ingressar num curso tão concorrido quanto o de medicina. Essa iniciativa serve de estímulo. Tenho certeza de que mais colegas meus alcançarão esse mérito nos próximos anos”, disse Evando.

Pais comemoram

Outra estudante aprovada em medicina na UFS foi Dâmaris Calcides, que concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Dom Luciano. “Sou de Goiânia, moro há três anos em Aracaju, conclui meus estudos aqui, em escola pública, e confesso que fiquei surpresa com a qualidade do ensino e o profissionalismo dos professores. Por isso, só tenho a dizer obrigada aos meus mestres que contribuíram para eu alcançar este mérito”, revelou a aluna.

Dâmaris foi para a festa dos aprovados em companhia de sua mãe, Isabel Calcides, que não escondeu o orgulho que sente pela filha. “É uma menina de ouro, muito esforçada e dedicada aos estudos. Vai seguir uma carreira bonita, salvando vidas e ajudando o próximo. Só tenho que agradecer aos professores do Dom Luciano, que foram fundamentais para o ingresso de minha filha no curso de medicina da UFS”, revelou Isabel.
 
Salvar vidas é o que pretendem também Valdinéia Silva, 21 anos, e Marcos Paulo Barreto, 22 anos. Ambos foram aprovados no curso de medicina da UFS. Valdinéia, que concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Barão de Mauá, já sabe até em que área irá se especializar. “Gosto muito de criança e pretendo ser pediatra. Sempre tive esse sonho, que hoje se tornou realidade graças aos meus professores, que acreditaram em mim e foram peças fundamentais para a minha aprovação”, revelou Valdinéia.

Já seu colega Marcos Paulo, que estudou no polo do Pré-Universitário de Umbaúba, disse que ainda não se decidiu a que área vai se dedicar. “Ainda não me decidi em que área quero atuar. Só sei que estou muito feliz com essa homenagem que possibilitou esse reencontro maravilhoso e alegre com professores, colegas, amigos e familiares numa festa que celebra a vitória”, disse o estudante.

Alegria contagiante

Essa alegria a que se referiu o aluno contagiou a todos na festa, principalmente a professora Zelita Brito, diretora da Divisão de Apoio ao Sistema Educacional (Dase). “Essa festa de hoje é o desfecho de um trabalho pedagógico realizado em 2011 que garantiu um número expressivo de aprovação de aluno em faculdades e na Universidade Federal de Sergipe. Mas o trabalho ainda não acabou. Estamos agora reformulando a proposta pedagógica do Pré-Universitário visando a uma adequação ao contexto do Enem para que mais alunos possam comemorar a aprovação no vestibular da UFS”, declarou Zelita.

Ações

Em 2011, uma série de ações foi desenvolvida para garantir o sucesso dos alunos nos vestibulares 2012. O governo efetuou o pagamento de 5.300 taxas de inscrição para o vestibular da UFS, com um investimento de R$ 265 mil. Também foi realizado o acolhimento dos vestibulandos nos dias de realização das provas da UFS com a disponibilização de ônibus, distribuição de lanche e kits com lápis, caneta e borracha, além da revisão final com participação diária de cerca de 2.500 alunos. A Seed também disponibilizou mais de 10 mil livros de literatura aos alunos, e ao longo do ano foram realizados simuladões.
Infraestrutura e prevenção

A festa dos aprovados contou com toda uma infraestrutura que garantiu segurança a todos que compareceram ao evento. Paramédicos e ambulância do Samu estavam a postos para agir em qualquer eventualidade. Técnicos do programa Saúde e Prevenção na escola distribuíram informativos e preservativos para os estudantes. “A escola é uma grande formadora de opinião que deve alertar os jovens quanto aos riscos do uso de drogas e à maneira adequada de se evitar as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, além da gravidez precoce”, explicou o professor Pedro de Santana.

O estudante Cláudio Vieira, 27 anos, que foi aluno do Pré-Universitário do polo da Escola Estadual Presidente Médici e foi aprovado no curso de Geologia da UFS, apoiou essa iniciativa. “O jovem é impulsivo por natureza, tem curiosidade de provar de tudo, portanto, é necessário esse alerta para se evitar males futuros”, disse o aluno.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.