[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está finalizando a programação de ações para a Campanha de Vacinação Contra a Raiva. A imunização dos cães e gatos em Aracaju ocorrerá nos dias 28 e 29 deste mês. Desta vez, a vacinação vai abranger também a zona de expansão, no litoral sul da capital sergipana. Nesta localidade, a vacinação ocorre de 24 a 27 deste mês.

“A raiva não tem cura e mata. Logo, é importante que as pessoas preservem sua saúde e a saúde do seu animal, vacinando-o contra a doença. É exatamente esta preocupação que justifica a Campanha de Vacinação realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMS”, comenta o coordenador da Campanha, o médico veterinário Gilberto França Marques de Souza.

Ainda segundo ele, a SMS disponibilizará 100 postos de vacinação distribuídos em todos os bairros de Aracaju, inclusive nas regiões do Robalo, Aruana, Mosqueiro e outras localidades. Entre pessoal de apoio, técnicos e administrativos, a campanha mobilizará cerca de 520 profissionais da saúde municipal. A expectativa da SMS é vacinar 56 mil animais, entre caninos e felinos.

Transmissão

A raiva é transmitida por meio da mordida, lambedura ou arranhões do animal contaminado. Além do cão e do gato, outros animais mamíferos podem ter e transmitir a doença, como é o caso de sagüis, macacos, morcegos, raposa, guaxinins, quatis, entre outros.

“Vale ressaltar que o homem pode ser contaminado da mesma forma que estes animais. É por isso que a vacinação é fundamental”, alertou o veterinário.

Sintomas

Dentre os principais sintomas da raiva estão: angústia, dor-de-cabeça, febre leve, sensibilidade no local do ferimento, extrema sensibilidade à luz e a correntes de ar e sons, irritabilidade, espasmos musculares, principalmente ao engolir água (hidrofobia), salivação abundante, convulsões, paralisia e morte.

“Todos estes sintomas são semelhantes no homem. Eu enfatizo: a doença não tem cura. Vacinar é a melhor forma de prevenção”, observa o coordenador da campanha de vacinação em Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.