Mês da pátria é comemorado na Oncologia do Huse
Amor à pátria e à vida. Foi com esse objetivo que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) comemorou na manhã desta quinta-feira, 15, a Independência do Brasil, decretada oficialmente por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822. A festa em homenagem à Pátria contou com a participação de crianças, familiares e servidores da unidade.
Com um repertório eclético e abrilhantando ainda mais o evento, a banda do Exército fez uma apresentação muito especial agradando a todos os presentes. A recepção da Radioterapia ficou pequena para tanta alegria, um ingrediente que, segundo a coordenadora da Oncologia, Rute Andrade, é indispensável durante as atividades. “A humanização e o acolhimento são itens fundamentais aqui”, explicou.
Os ritmos foram desde hinos nacionais, músicas internacionais, músicas gospel, marchas carnavalescas e o forró. Com uma decoração específica, destacando as cores que simbolizam o país, os participantes brincaram e alguns carregaram a bandeira do Brasil com muito orgulho.
Emoção
Há um ano e meio em tratamento contra um câncer de próstata, o lavrador Raimundo Mamede, 63 anos, se encantou com o que viu e ouviu. “É bonito demais. A gente esquece qualquer tratamento”, declarou sorrindo. Emocionada também ficou a aposentada, Josefa Dantas, 72 anos, que está em tratamento contra um câncer de mama. “Estou muito feliz com essa apresentação, está lindo e eu me emociono com essas músicas”, afirmou.
Acompanhando o filho em um tratamento contra um câncer nos rins há três anos, a dona de casa Jocimar Marques de Jesus, 34 anos, teve a oportunidade de assistir à apresentação da banda do Exército pela primeira vez. “Nunca vi uma apresentação como essa, é emocionante”, destacou.
O jovem Ítalo Rodrigues, 20 anos, é um exemplo de vida. Há dois anos e meio está em tratamento contra a leucemia e segundo ele, a fé tem o poder de curar. “Acho ótimo as atividades desenvolvidas aqui. O amor é capaz de curar qualquer doença, basta a pessoa ter fé. Temos que ter alegria em nosso coração e aqui, encontramos isso. Amo esse lugar, é minha segunda casa, aqui existe amor e cura”, concluiu emocionado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]