[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As obras de reforma do Mercado Dr. Roberto Silveira, no bairro América, serão encerradas este mês e a inauguração do mercado será no dia 28 de dezembro, dentro das comemorações do 11º aniversário da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos.
Nas últimas semanas, comerciantes e consumidores reclamaram dos prejuízos que a obra estaria gerando. O presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, explicou que a reforma não se constitui num processo rápido, porque estão sendo realizados serviços na estrutura do mercado com a presença dos comerciantes e dos consumidores. Entretanto, durante a realização dos trabalhos apareceram diversos problemas, que necessitaram de intervenções de urgência, tais como: construção de novas calhas de zinco, substituição das descidas de água – em metal por outras em PVC – embutidas e a adequação das instalações elétricas previstas, pois cada permissionário deve ter seu medidor individual, havendo desta forma acréscimo de medidores, entre outros.
No final do mês passado, o atraso na chegada de algumas peças de madeira motivou a redução no ritmo de trabalho, mas o presidente da Emsurb esclareceu que esse problema já foi resolvido. “As peças de madeira de apenas uma parte do telhado não haviam chegado, mas na sexta-feira elas chegaram e vamos fazer a inauguração no dia 28, inclusive com a presença do prefeito Marcelo Déda”, acrescentou.
“Procuramos conciliar a obra com o funcionamento do mercado, realizando remanejamento dos feirantes quando fossemos realizar um serviço em um setor do mercado. Acontece que isso implica em sacrifícios por parte de todos. Estamos preocupados com a situação em que está, sabemos das dificuldades e reconhecemos a reivindicação deles, mas é inevitável esse transtorno”, explica, acrescentando que a reforma tinha que ser executada, “sob pena de termos prejuízos ainda maiores e que comprometessem definitivamente a estrutura”.
A Prefeitura de Aracaju deu início à reforma no mês de setembro. Toda a estrutura do mercado está passando por reparos, inclusive com a substituição de alguns materiais, a exemplo das peças de madeira que faziam a sustentação do telhado que corriam risco de rompimento.
Segundo Nascimento, o mercado não passava por uma reforma há muito tempo. “O telhado não oferecia mais qualquer segurança aos feirantes e consumidores”, disse.
A obra prevê também a revisão das instalações elétricas – com substituição dos disjuntores, eletrodutos, fios, lâmpadas e quadros de distribuição de energia – e hidro-sanitárias. Também está prevista na obra a troca das esquadrias de ferro em mau estado, piso totalmente cimentado e pintura geral das instalações do mercado.
Osvaldo Nascimento lembrou que a reforma do Mercado Dr. Roberto Silveira foi uma reivindicação dos próprios comerciantes do local durante a campanha eleitoral. “O prefeito Marcelo Déda estava sensível ao problema e este mês estará entregando à comunidade do bairro América a conclusão das obras”, finalizou o presidente da Emsurb.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.