[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Muita emoção. Foi com apenas estas duas palavras que Bruno Rafael, 12 anos, definiu a sua apresentação ontem à noite, 15, no Projeto Verão 2006. Ele e mais outros jovens fazem parte da oficina de percussão do Recriando Caminhos, projeto desenvolvido pela Missão Criança Aracaju, sob financiamento da Petrobras. No encerramento do evento organizado pela Prefeitura de Aracaju, os meninos fizeram o seu primeiro grande show, e mais do que isso, abriram a noite para a atração principal: o Olodum – uma banda que inspira o seu trabalho.

“Todo mundo estava aplaudindo a gente”, contou Bruno, meio perplexo com a reação do público, que ao som dos batuques produzidos pelas crianças em caixas de tinta e latas recicladas, passearam pelos ritmos folclóricos de Sergipe. O show durou pouco menos de uma hora, mas ficou uma sensação de que a platéia queria mais.

O estudante de Administração, Thiago Vieira, não conhecia o projeto Recriando Caminhos, que também recebe o apoio da Prefeitura de Aracaju, e ficou bastante satisfeito em saber que essas crianças estão construindo um futuro com cidadania. “O mais marcante para mim é o trabalho social porque desenvolve a cultura regional juntamente com a educação, e além disso, transforma essas crianças. O show é interessante porque socializa para a sociedade o trabalho desenvolvido pela Ong”, comentou.

Muitos dos meninos já estão na oficina há dois anos e o responsável pelo trabalho de musicalização é o educador Gladston dos Santos. Tontoy, como é conhecido artisticamente, apelidou os seus alunos de lateiros curupira, e o nome acabou sendo usado para identificar o grupo no Projeto Verão. “Eles estão prontos para outras apresentações e têm tudo para deslanchar”, sintetizou o educador, que durante o show regeu informalmente a performance das crianças.

Entretanto, o show de ontem não foi só dos meninos. Algumas jovens do Recriando Caminhos entraram no palco e fizeram parte da apresentação dançando o samba de roda. De platéia assídua nas apresentações dos meninos, elas viraram dançarinas. O resultado foi uma bela mistura de ritmos, dança e muitas cores.

O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, assistiu aos dois shows de ontem e expressou sua satisfação em abrir este espaço para os meninos do Recriando Caminhos. “O Olodum é o símbolo da resistência da cultura negra baiana e não se resume à banda, mas abrange teatro, a inclusão social, a construção de cidadania; e o trabalho da Missão Criança Aracaju também é assim. Os meninos do Santa Maria, e de outros bairros populares tiveram uma chance que nunca mais esquecerão: eles vão, para o resto da vida, se lembrar de que tocaram para milhares de pessoas e abriram o show do Olodum”.

O Projeto
A oficina de percussão é apenas uma entre tantas desenvolvidas no Recriando Caminhos com cerca de 1.000 crianças e adolescentes de Aracaju. Além do financiamento da Petrobras e do apoio da Prefeitura de Aracaju, o projeto da MCA conta com a parceria da Unesco, através do Criança Esperança, do Yázigi Internexus e do Unicef.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.