[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Memorial da Bandeira comemora o mês da independência com a exposição temporária “Independência ou …morte – um país chamado Brasil”. A mostra aberta ao público expõe textos de historiadores nacionais, como Ana Rosa (doutora em História pela Unicamp) e Lúcia Neves (professora de História da UERJ), extraídos de revistas especializadas.

Os textos narram fatos históricos, desmistificando a idéia gloriosa passada pelos tradicionais livros de História. Os trechos contam momentos desde o que precedeu a independência como o Dia do Fico até o pós-independência com o reconhecimento de Portugal. Ilustrando com detalhes, os textos explicam a origem das piadas feitas com os portugueses, mostrando a real imagem de D. Pedro, fazendo uma comparação de como ele era visto no Brasil e na França.

A proposta é promover uma reflexão em torno do tema, estimulando a criticidade nos estudantes, público alvo do Memorial. “O objetivo é desmistificar os fatos históricos através de textos críticos feitos por historiadores que nos levam a uma reflexão sobre o que a independência nos trouxe realmente”, explica Bianca Leite, diretora do Memorial.

Além dos textos, imagens reproduzidas de revistas da área e do catálogo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo ou Museu do Ipiranga, como também uma cópia do texto de abdicação de D. Pedro I, na qual ele deixa o trono para seu filho Pedro de Alcântara, estão em exposição até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Para mais informações e agendamento de visitas através do telefone 3179- 7471.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.