[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (CBHJ) realizou durante todo o dia de hoje, 19, a 1ª Expedição do CBHJ no município de Nossa Senhora das Dores e no povoado Mata do Cipó. O objetivo foi sensibilizar e mobilizar a população dorense para conhecer melhor o rio Siriri, que pertence a bacia e é uma das principais fontes de recursos da região.

Durante o período da manhã alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular; membros do comitê e da Prefeitura de Dores e Cumbe; técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Diretoria Regional de Educação (DR-5) e a comunidade dorense se reuniram no Espaço Projeto Memórias, onde o  membro do CBHJ, Gilberto Luiz Araújo, explicou sobre a importância do comitê, ressaltando que o objetivo deste é fazer articulações para a qualidade ambiental dos recursos hídricos nas áreas de atuação.

Logo após, estudantes, professores e membros do comitê verificaram como é feito o sistema de abastecimento de água da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Na ocasião, o técnico Heribaldo Alves explicou como é feito todo o processo de tratamento da água até a distribuição da água potável nas residências.

Para o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldon Luiz dos Santos, a idéia de levar os alunos para conhecer os processos de abastecimento e tratamento de água é fundamental para todo e qualquer cidadão. “Essa atividade é de grande importância, pois crianças, jovens e até mesmo adultos poderão conhecer um pouco mais sobre o rio Siriri, bem como trabalhar em cima da preservação do meio ambiente. Sem contar que muitos passarão esse conhecimento para as gerações futuras”, afirmou.

Atividades

Assim que visitaram a rede de abastecimento, professores, membros do comitê e técnicos da Semarh se deslocaram para a Escola Municipal Santo Antônio, localizada no povoado Mata do Cipó em Siriri, onde alunos  das Escolas Municipais Ozana Azevedo, José Figueiredo Barreto, Maria da Glória Santos, Enezilde Vieira Santos, Izac Menezes, Santo Antônio, Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, General Calazans e o Colégio Regional Cenecista Francisco Porto fizeram algumas apresentações sobre as questões dos recursos hídricos, abordando o tema “Água para o Consumo Humano”.

Animados, os alunos do Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo fizeram uma paródia sobre a temática da preservação da água, onde agitaram a todos com o seu ritmo envolvente. “Vou sim, quero sim, posso sim, preservar é bom pra mim, eu vou sim, quero sim”, cantavam.

Para os professores Nibaldo de Santana e Izabel dos Santos, que ensinam na Escola Municipal Santo Antônio, as atividades desempenhadas durante a manhã de hoje foram de suma importância, uma vez que os alunos tiveram uma maior conscientização sobre a importância da água, principalmente das nascentes do rio Siriri.

“Através desse trabalho eu aprendi que não devemos poluir os rios, já que a água é importante para toda a humanidade, sem contar que podemos fazer muita coisa com a água”, afirmou empolgado Breno Reis, 10 anos, que estuda o 5º ano na Escola Municipal Santo Antônio.

Quem também esteve presente foi o chefe de brigadistas de incêndios da Mata do Junco, Marcelo Guigó, que fez uma breve apresentação sobre a brigada de incêndios, mencionando as conquistas feitas na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco.

Membros

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba é composto por  48 membros, entre titulares e suplentes. Estes, representantes dos segmentos dos Poder Público: Municipal, Estadual e Federal; Usuários da água; e da Sociedade Civil Organizada.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.