MEC estuda reformulação da educação básica brasileira
O documento, chamado de Choque de Qualidade no Ensino Básico, foi elaborado a pedido do ministro Tarso Genro pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eliezer Pacheco.
Números da instituição mostram que, de cada 100 alunos que iniciam o ensino fundamental, só 51 o concluem. Quase 60% dos que terminam a 4ª série não sabem ler corretamente. Segundo Pacheco há “uma relação direta entre a má qualidade da alfabetização e o abandono escolar”. Para contornar o problema, o pesquisador apresentou a proposta de tornar a pré-escola também obrigatória, aumentando assim a duração do ensino fundamental, que hoje começa na 1ª série.
O documento preparado pelo Inep já foi entregue a Tarso Genro e será debatido internamente no MEC. As propostas exigem projetos de lei para que se tornem obrigatórias.
Fonte: Rede Andi (Agência Nacional dod Direitos da Infância)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]