[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A secretária Municipal de Educação, professora Ana Lúcia Vieira Menezes, apresentou ao prefeito Marcelo Déda na noite de ontem, dia 5, o prêmio recebido pela professora Heloísa Maia Ballester, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama, e que foi concedido pelo MEC – Ministério da Educação. A premiação foi dada em reconhecimento ao seu projeto “Porque cinza e não verde”, vencedor em âmbito nacional do Prêmio de Qualidade Total em Educação Infantil 2000, promovido pelo ministério.
De acordo com Ana Lúcia, a professora Heloísa recebeu a comenda Anísio Teixeira, numa promoção conjunta do governo da Bahia, Unicef e Fundação Orsa, no dia 24 de novembro, em Ilhéus-BA. Cinco Estados que se sobressaíram na modalidade da educação infantil foram condecorados pela organização do evento e o município de Aracaju foi premiado através do projeto “Porque cinza e não verde”, juntamente com a secretária municipal de Educação, Ana Lucia Menezes, e o prefeito Marcelo Déda.
Conforme a professora Heloísa, o projeto tem duas vertentes: a parceria da família e a conscientização ecológica. “Nós trouxemos os pais dos alunos para dentro da escola, pois não concebemos a educação dissociada da família”, afirmou, ao acrescentar que o sucesso da aprendizagem depende da integração entre os pais, alunos e educadores.
De acordo com a autora do projeto, o trabalho foi iniciado no ano passado, na Escola Municipal de Educação Infantil Áurea de Melo Zamor e em 2001 passou a ser desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama, situada na Terra Dura, atendendo crianças da faixa etária de 6 anos. “Este ano, o projeto está muito mais operante, porque nós encontramos uma escola que nos recebeu de braços abertos e estamos interagindo em todo o contexto escolar”, afirmou.
Segundo Heloísa Ballester, as crianças adoram participar do projeto, e por esse motivo o índice de evasão escolar é zero. “Os alunos sentem prazer em ir para a escola e construir o conhecimento junto com seus professores”, disse.
Ela informou ainda que a premiação de R$ 3 mil recebida pelo projeto foi doada para uma instituição de promoção social, localizada no bairro Santa Maria, antiga Terra Dura. Além do valor em dinheiro, foi repassado à Secretaria Municipal de Educação uma Kombi, equipada com televisão, vídeo cassete, computador e brinquedos, que está sendo utilizada por toda a rede.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.